A Prefeitura de Mãe d’Água, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na tarde desta quinta-feira, dia 27 de abril, uma Unidade Âncora de Atendimento da Estratégia de Saúde da Família no Sítio Pedraria, onde a comunidade local e algumas outras próximas contarão, a partir de agora, com uma base equipada para a realização de atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.
A Unidade Âncora do Sítio Pedraria passa a funcionar em uma escola que estava desativada e foi cedida a Saúde, e, esta ação, segundo o prefeito Francisco Cirino e a secretária de Saúde, Sandra de Lourdes Serrano, representa a realização de um sonho da comunidade, partilhado pela gestão.
“Antes de qualquer coisa, este, é um sonho planejado em equipe e realizado. Principalmente se falarmos no aspecto de uma infraestrutura que não existia dentro do município, em que, subdividimos as áreas de assistência e abrangência as comunidades, trazendo para este espaço, um consultório médico, o consultório de enfermagem, o consultório de odontologia, para trabalhar não somente a parte preventiva, mas também, a parte curativa, aproximando os cuidados da população e assim, reduzindo a distância geográfica que tanto afetava esta população”, declarou a secretária.
O prefeito, em consonância com esse raciocínio, disse que “a simplicidade do ato aqui realizado está longe de caracterizar o tamanho da importância e do significado da inauguração desta Unidade Âncora na comunidade”.
“Hoje, estamos vivendo e vivenciando um dos sonhos da nossa Gestão, que era, exatamente, dar uma melhor acessibilidade aos serviços de Saúde ao nosso povo da zona rural. Vocês sabem e é público, pois, em todas as oportunidades temos demonstrado o carinho que temos pela comunidade rural, e nós começamos, efetivamente, o nosso trabalho, neste sentido, através da Saúde, mesmo sendo esse um setor dispendioso e que apresenta inúmeras dificuldades, nossa gestão fará tudo que puder para levar uma Saúde de qualidade aos nossos munícipes e facilitar a sua convivência, não medindo esforços e trabalhando com o desejo de tornar reais sonhos como estes”, complementou Cirino.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades locais, a exemplo do prefeito Francisco Cirino e da secretária de Saúde do Município, Sandra de Lourdes Serrano, também compareceram o coordenador de Atenção Básica Everton Cirino, o presidente da Câmara, vereador Valdemir Ferreira, os vereadores Eduardo Carrasco, Miguel de Basto e Vandinho, entre outras. E contou com a participação da Filarmônica 26 de Dezembro, apresentando o hino do município e outras músicas conhecidas.
A comunidade além de prestigiar a solenidade, recebeu atendimento após a inauguração, através dos profissionais que compõem a equipe de Estratégia de Saúde da Família II, que já puderam utilizar os equipamentos entregues a comunidade.
E sobre estes equipamentos, a secretária de Saúde também ressaltou sua importância. “Com relação ao equipamento que estamos entregando aos moradores do Sítio Pedraria e adjacências, ele conta com todo o consultório de odontologia, estruturado com gabinete pronto para ofertar a parte curativa, que vem como reforço ao trabalho preventivo realizado a partir de palestras sobre saúde bucal, escovação supervisionada e outros; a infraestrutura do consultório médico, com macas e mesas; e o consultório de enfermagem, com equipamentos para ofertar exames citológicos aqui mesmo, dentro da Unidade Âncora de Pedraria, permitindo que os profissionais possam realizar o atendimento sem que o paciente necessite se dirigir a cidade”, explicou.
Já o prefeito, ainda em seu pronunciamento, disse que a gestão pretende, ainda nesse semestre, adaptar e entregar mais uma Unidade Âncora.
“O nosso planejamento para esse primeiro semestre é o de inauguramos pelos menos duas, e, se Deus quiser, com a colaboração de todos, compreendendo e se integrando ao trabalho da gestão, nós vamos conseguir atingir essa meta. Esse trabalho é apenas o começo, pois, o que nós queremos, na verdade, é cumprir aquilo que nós tínhamos assumido com vocês e, principalmente, com nós mesmos, que era o fato de que se nos fosse dada a oportunidade de fazer alguma coisa pelo município, que as nossas ações respondessem pelos nossos atos, atendendo assim, os nossos anseios enquanto gestor e a expectativa da comunidade para com a nossa gestão”, concluiu Cirino.

Ascom | Prefeitura Municipal de Mãe d'Água

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem