A senhora Maria Nilma, presidente da Associação dos Catadores da cidade de Patos, disse à imprensa local que as primeiras informações dos próprios catadores dão conta de que o incêndio no lixão foi provocado por três adolescentes.
O fogo teve início na tarde desse domingo (27), e apesar das tentativas do Corpo de Bombeiros, o fogo não pôde ser apagado de uma vez, inclusive pode levar alguns dias para que isso aconteça.
Nilma informou que o Lixão é frequentado por muitas pessoas que nem sequer costumam trabalhar no processo de separação do lixo. Ela disse que atualmente não costuma ir todos os dias para o Lixão, tendo em vista que desenvolve o trabalho de coleta seletiva, e sendo assim, precisa se dedicar a este processo.
O senhor Nathércio Alves, secretário de Meio Ambiente, disse que após ter tido conhecimento do fato acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para que pudesse ajudar no combate às chamas. A primeira parte do trabalho só foi concluída por volta das 23h00 de ontem, quando a parte mais perigosa do fogo foi controlada, evitando que o mesmo se alastrasse.
Já nesta segunda-feira (28), foi feito um trabalho com abafamento de terra. A força tarefa continua trabalhando até que o problema seja sanado.
Apesar das várias tentativas de outras gestões que não conseguiram implantar o aterro sanitário da cidade de Patos, o atual prefeito afirma que está tentando solucionar o problema o mais rápido possível, como informou o secretário citado.
Enquanto a questão do aterro não é resolvida, a população fica a mercê de supostas práticas criminosas a exemplo desse incêndio que acaba afetando a saúde daquelas pessoas que residem nas áreas mais afetadas pela fumaça.
Esperamos que essa gestão consiga resolver tal problema, e que não recaia em falácias que só colocam o problema embaixo do tapete.

Adilton Dias

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem