O gerente da 6ª Regional de Saúde, em Patos, José Leudo de Farias, passou alguns esclarecimentos nesta quarta-feira 02 à população, à cerca do vírus da gripe, o H1N1. Ele explicou que não há qualquer registro de caso confirmado de gripe pelo H1N1 na regional Patos.
Ele diz que todos os pacientes, não apenas da área que abrange Patos, mas de toda a Paraíba e que dão entrada na rede hospitalar, por preocupação


amostras são colhidas e enviadas para laboratório. Ele cita um óbito ocorrido no Hospital Infantil Noaldo Leite, que se encontra em fase de análise laboratorial, mas que demora um pouco o resultado para se fechar o caso e saber se realmente é a gripe pelo H1N1.
José Leudo orienta a todos os públicos alvos da campanha de vacinação contra gripe a procurar a unidade de saúde mais próxima para saber a previsão de quando tomar sua vacina. Em Patos, devido a greve do funcionalismo, as unidades estão vacinando através de uma programação feita pela Secretaria Municipal de Saúde.
Dengue hemorrágica
Sobre uma morte ocorrida recentemente no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, o gerente de saúde explica que diz respeito a um paciente de Coremas (7ª GRS), cujo quadro clínico se agravou e ele foi trazido para o HRP, onde foi a óbito. “Pelas características dos problemas apresentados pelo paciente, há 90% de chances de tratar-se de dengue hemorrágica, mas mesmo assim ainda dependemos do resultado dos exames para fechar o caso”, explicou Leudo.
Ele recomenda prudência, cuidados da população no tocante à eliminação de qualquer meio que sirva de criatório do mosquito Aedes aegypti, principalmente nesse período de chuvas. Com relação à gripe, pede também que as pessoas evitem aperto de mão, abraços em pessoas gripadas, que façam com frequência a higienização das mãos, já que às vezes são levadas à boca, aos olhos, aumentando o risco da contaminação.

Patos Online


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem