No último dia 17 de julho a cidade de Patos testemunhou a demolição do prédio onde funcionou o antigo Presídio Feminino de Patos. O imóvel não atendia mais aos requisitos para recolhimento das apenadas, dada a precariedade de sua estrutura. O terreno, agora pertencente a FIP, foi esvaziado e anexado à estrutura da Faculdade.
A permuta entre a Instituição de Ensino e o Governo da Paraíba possibilitou a concretização de um anseio antigo dos patoenses: retirar a unidade prisional de uma das principais avenidas da cidade, local de circulação de centenas pessoas. Para isso, a FIP investiu mais de 3 milhões e meio de reais na construção e na compra de equipamentos para o novo Presídio Regional Feminino de Patos, inaugurado no dia 13 de julho.
Além do prédio que foi desativado, o terreno comporta ainda um poço artesiano, que auxilia no abastamento hídrico de Patos. Diariamente carros-pipa utilizam o poço, garantindo a distribuição da água. Com a permuta e o direito sobre o terreno, a FIP passará a administrar o uso do poço.
“A Faculdade não vai privar a utilização da água, um bem tão precioso, necessário e escasso na nossa região. O que nós pretendemos é organizar o acesso à essa água, de uma forma que ela beneficie quem realmente necessita”, afirmou João Leuson Palmeira, diretor da FIP. De acordo com a direção da Faculdade, o poço abastecerá Instituições como Corpo de Bombeiros, Associações Comunitárias, prefeituras e quaisquer outras entidades que não visem a utilização comercial da água.
“O acesso ao poço continua permitido, até que iniciemos esse processo de organização. Os planos são de cadastrar os veículos autorizados para manter um abastecimento ordenado e até mesmo prevenir o desperdício de água, que é outro problema observado diariamente”, lembrou João Leuson. “Isso também faz parte do nosso compromisso de responsabilidade social”, reforçou.
A FIP, há anos contribui de forma significativa com o desenvolvimento de Patos. As parcerias firmadas entre a Instituição e o poder público vem beneficiando a comunidade que necessita de uma atenção cada vez maior quando se trata de saúde, educação, cidadania e bem-estar.

Ascom FIP

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem