O governador do estado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), durante passagem pela cidade de Patos nesta segunda-feira (03), falou para a imprensa local sobre vários temas, incluindo a situação atual da saúde em todo o país, e sobretudo a nível local.
Ele enfatizou que existe uma desestruturação promovida de forma intencional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), e garantiu que o serviço está sendo sufocado a cada dia.
Ricardo reclamou que o estado da Paraíba possui o total de 82 milhões de reais de custeio, mas que só recebe apenas 4 milhões do SUS.
E ressaltou:
- Seria uma sobrecarga enorme para o estado ainda dar conta de tantas cirurgias eletivas. Nossos municípios não produzem nenhuma dessas cirurgias, esperam pelo estado. Se você pegar João Pessoa e Campina estão cada vez mais menores, enquanto que o estado está maior no número de atendimentos.
Fazendo um comparativo, Ricardo citou que João Pessoa recebe mais de 400 milhões do SUS, enquanto que o estado recebeu 128 milhões. Só que dentro de João Pessoa, o sistema de saúde do estado é maior do que o município. Já em Campina Grande, ele garantiu que o sistema público de saúde recebe duas vezes mais que o estado. 

 Com informações do Patos Online

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem