Da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado, nesta quinta-feira (28), o deputado estadual Dr. Érico Djan, do Cidadania (ex-PPS), cobrou agilidade na solução para o impasse envolvendo a maternidade Dr. Peregrino Filho e o  Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, ambos localizados em Patos, e ainda o Hospital Geral de Taperoá. As três unidades são administradas pelo Instituto Gerir, uma organização social custeada pelo Governo do Estado.

 Dr. Érico expressava sua preocupação, de um lado com a população da região, que começou a ficar desassistida por falta de atendimento médico e insumos, como remédios. Do outro, como os milhares de funcionários da maternidade e dos dois hospitais, pais e mãs de família que tiram, daqueles empregos, seus sustentos.

 É que de acordo com o parlamentar, o Governo vem cumprindo a parte dele, mas a Gerir, não, atrasando os salários e falhando na reposição desses insumos. “MInha preocupação, enquanto deputado da base do Governo, é de alertar, porque o Governo tem feito a sua parte, mas a Gerir não tem conseguido honrar seus compromissos e está prejudicando o atendimento à população. Então o nosso apelo é para que o Governo possa dar celeridade à solução dessa situação”, conclamou o parlamentar.

 Dr. Érico também afirmou que, através da Comissão de Saúde da Assembleia, da qual é presidente, vai convocar a Gerir e o Governo do Estado para uma audiência pública para procurar pôr um fim ao impasse. “O que não podemos mais aceitar é a forma como a situação está sendo conduzida, afinal o prejudicado, nessa história, é o povo que está ficando desassistido”, desabafou. 

 Mais cedo, Dr. Érico encontrou-se com o colega médico Geraldo Almeida, secretário executivo da Secretaria de Saúde do Estado, para tratar do assunto. Ouviu dele o posicionamento do Governo e os esforços que o Estado tem feito para não deixar a população da região sem assistência. “Mesmo sabendo do compromisso do Governo, ele tem passado por um desgaste por conta de uma empresa que não está honrando com seus compromissos”, comentou. 

 Deputado está preocupado com aumento dos casos de suicídio

 Ainda na tribuna da Assembleia, Dr. Érico externou sua preocupação com o aumento do número de suicídios na região polarizada por Patos. Em seu pronunciamento, nesta quinta, ele revelou que irá conduzir uma audiência pública para encontrar soluções para o problema, como, por exemplo, a criação de grupos de saúde mental.

 “Só na nossa região, três jovens cometeram suicídio, uma situação que precisa da nossa atenção, afinal trata-se de um problema de saúde pública”, discursou o parlamentar, antes de propor: “Vamos fazer uma audiência pública, chamar associações e entidades para enfrentarmos o problema e encontrarmos soluções efetivas para podermos dar apoio a pessoas que passam por um momento difícil”.

 
ASSESSORIA

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem