Burocracia: palavra que causa dor de cabeça em muitas pessoas só de ser pronunciada. Mas já existem setores públicos empenhados em deixá-la no passado. Uma ferramenta desenvolvida recentemente visa acabar com filas, acúmulo de papel e perca de tempo, sobretudo em repartições públicas através da documentação eletrônica, onde a população pode protocolar solicitações e alvarás, por exemplo, apenas acessando à uma página na internet.

Para se ter uma ideia, em poucos meses de implantação do sistema, a prefeitura de Cuité, no agreste da Paraíba, já chegou a economizar mais de quatro mil folhas de papel e otimizou o serviço público na cidade.

A economia de papel, material de expediente, impressoras, tonners, dentre outros insumos é de no mínimo 250 mil reais por ano para municípios 0.6 de Fpm, variando pra cima conforme o tamanho da cidade.
0.8 = 300 mil reais
1.0 = 350 mil reais
1.2 = 400 mil reais
E assim por diante…
Com a gestão totalmente digital, a comunicação dos moradores da cidade com a prefeitura poderá ser feita a qualquer hora direto de casa. A expectativa é que os munícipes tenham acesso a serviços mais ágeis, transparentes e eficientes, desde um alvará até a reclamação de coleta de lixo por exemplo.

Além disso, a prefeitura terá um painel de acompanhamento de toda a gestão, dos gargalos, dos setores que mais produzem e dos melhores funcionários, com objetivo de acompanhar e cobrar cada vez mais agilidade e transparência para a população.

Estima-se que o tempo gasto internamente para tramitação seja reduzido em mais de 80%.

Na Paraíba, o sistema é oferecido pela SOGO - Soluções Governamentais, empresa Paraibana que atua na oferta de soluções e tecnologia para transformação digital em órgãos públicos em todo Nordeste, gerando soluções e processos inteligentes, levando eficiência, transparência e inovação para a administração publica.

O Sistema pretende revolucionar o setor público no país e desburocratizar o setor definitivamente, além de gerar economia e agilidade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem