Depois do sucesso que foi o Arraial do Cariri e a VII edição da Cavalgada Turística e Ecológica, a cidade de Pocinhos vive a expectativa da realização do seu 1º Festival de Folclore, que acontecerá de 27 a 29 de Junho de 2019.

Idealizado pela Ativista Cultural e Secretária Adjunta de Cultura do município, Marissandra Porto, o evento tem a realização da Prefeitura Municipal.

De acordo com Marissandra, o Festival de Folclore foi criado com o intuito de preservar e difundir o folclore brasileiro na cidade e região. “Queremos oferecer a oportunidade para as pessoas conhecerem e se envolverem com a cultura e aos grupos que participarem a oportunidade de conhecer nossa população, criando assim um intercâmbio cultural”, ponderou.


Conhecida e respeita na região pelo seu forte ativismo em favor da Cultura, Marissandra exalta o Festival e a história que o fez surgir.  "O Festival de Folclore de Pocinhos era um sonho antigo, que nasceu desde a criação do Grupo de Danças Populares Tropeiros de Emerenciana em 1990. Hoje extinto, mas que deu bons frutos, o Balé Folclórico Sisais criado pelos ex-componentes Evandro Gomes e Erivelton Nóbrega, onde dançam minha filha Debora, meu genro Paulinho, também ex-componentes e dois dos meus netos, Lara e Pedro e do qual tenho orgulho de ser madrinha”


O prefeito Cláudio Chaves ao conhecer o projeto, reconheceu de imediato o seu valor cultural e turístico. Por isso, determinou que o evento fosse parte do calendário de comemorações juninas do município. “O Festival foi apresentado ao prefeito Claudio e imediatamente adotado por ele. Se Deus nos permitir será o primeiro de muitos. Há em nosso coração a certeza de que um povo que não preserva sua cultura, é um povo sem história e sem raiz. Em Pocinhos nós valorizamos a cultura, a história e as raízes."  afirmou Marissandra.





 Esta primeira edição contará com a participação dos Grupos:

- Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra - Campina Grande-PB
- Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema,  Campina Grande-PB
- CIA de danças folclóricas Trilhas da Amazônia- Belém-PA
- Balé Folclórico Sisais Pocinhos-PB

Confira a programação:

27/06
10h - Interação do Trilha da Amazônia no CAPS
19h Cortejo pelas ruas das cidades
20h Apresentação dos Grupos no ginásio
CIA de danças folclóricas
Trilhas da Amazônia - Belém-Pará
Balé Folclórico Sisais- Pocinhos
Grupo de tradições Populares Acauã da Serra - Campina Grande
Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema - Campina Grande

28/06
10h - Visita a Prefeitura e a feira
20h Teatro Municipal Severino Cabral - Campina Grande
Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra
CIA de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia

29/06
10h - Oficina de Danças
Carimbó - Trilha da Amazônia
Xaxado - Balé Folclórico Sisais
19h30  - Show do Trilha da Amazônia no Ginásio Poliesportivo




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem