O sonho do grupo político liderado pelo então prefeito de Pocinhos Cláudio Chaves, do PTB, em lançar como candidato a prefeitura o Padre Severino Firmino da Silva, chegou ao fim nesta quinta-feira (20) após o bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, fazer um alerta aos padres da diocese e condenar qualquer participação ou engajamento de padres na política partidária em ano de eleição.

Mesmo o Padre Severino ainda não ter confirmado a sua possível pré-candidatura, seu nome tem sido citado nos bastidores e defendido como provável candidato a prefeito com o apoio de Cláudio.
A fala da autoridade se deu durante entrevista ao programa diário de rádio, Palavras de Fé, na Rádio Espinharas, emissora pertencente à Diocese de Patos.
Segundo o religioso, uma onda de aproximação de políticos dentro das igrejas para influenciar padres já vem sendo registrada e por isso a importância do alerta, que para ele abre um novo espaço para os padres que quiserem desobedecer a ordem, uma vez que para ele, o padre pode até participar da política, mas terá que se afastar do sacerdócio.
De acordo com o Vaticano, em um parecer divulgado por um estudo canônico, ambas as atividades são incompatíveis. O sacerdócio é incompatível com a atividade política para evitar que o mesmo sacerdote chamado por Deus a ser promotor da unidade mediante a participação no munus regendi [dever de governar] dos bispos venha a se tornar causa de divisão e de ruptura de comunhão.
Blog do Fabiano Mouro

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem