Entendendo as problemáticas que envolvem a pandemia mundial do coronavírus, bem como a necessidade do isolamento social em um ambiente seguro, uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Patos iniciou, na noite desta segunda-feira (23), a busca ativa de pessoas em situação de rua no município de Patos, para que possam ser devidamente abrigadas num alojamento previamente preparado pelo poder público para recebê-las.
Antes do início da busca dessa população em questão, foram realizadas reuniões com profissionais que, mesmo no período de quarentena, se dispuseram em contribuir com o preparo do local, e que vão ficar responsáveis pela limpeza, segurança e alimentação dos abrigados.
“Com todo esse apelo da campanha Fique em Casa, surgiu essa inquietude da população patoense com relação às pessoas em situação de rua. Nós já estávamos nos organizando e desde a noite desta segunda-feira, iniciamos a busca ativa nas ruas de Patos. Com a busca ativa foi possível fazer uma detecção dessa população em situação de rua, foi feita uma triagem dessas pessoas, elas foram encaminhadas para uma avaliação médica prévia. Existe uma equipe multidisciplinar que está acompanhando essa estadia deles lá com garantia de higiene, alojamento, alimentação e segurança,” destacou a secretária Josemila Nóbrega.
Ainda segundo a secretária, toda essa ação tem a parceria e conta com a orientação do Ministério Público, por meio do Promotor do Cidadão, Dr. Elmar Thiago.
“A recomendação que nós temos do Ministério Público, através do Dr Elmar Thiago, é que aquele que vai, vá por livre e espontânea vontade, e que permaneça no local caso seja essa sua vontade,” explicou a secretária.
O município já possui um equipamento para atendimento da população em situação de rua, contudo, o prédio em questão não oferece suporte para dormida. Sendo assim, foi providenciado o prédio do Centro Dia do Idoso para tal finalidade. O referido local conta com 20 leitos, distribuídos em cinco quartos, todos com banheiro individual.
De acordo com o técnico Thiago Mantovani, que faz parte da equipe da busca ativa, a ação foi realizada em diversos bairros da cidade e em locais onde se têm conhecimento de que pessoas em situação de rua circulam.
“Estivemos nos principais pontos da cidade, onde sabemos que se concentram algumas pessoas em situação de rua. Conseguimos abordar oito pessoas, sendo que apenas seis aceitaram ir. Nestas buscas, temos o acompanhamento de psicólogo e assistente social para que a abordagem seja feita da melhor maneira,” informou Thiago.
A busca por essas pessoas segue ainda durante estas terça e quarta-feira.
Ouça:
Josemila Nóbrega – Secretária
Técnico Thiago Mantovan
Coordecom

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem