Parlamentares criticam concentração de atendimentos apenas em João Pessoa e Campina Grande

Os deputados estaduais Nabor Wanderley (Republicanos), Erico Djan (Cidadania), Taciano Diniz (Avante), Pollyanna Dutra (PSB) e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) cobraram o envio de respiradores pulmonares para o Sertão do estado. Para os parlamentares, a Paraíba não pode ter como referência de atendimento para o enfrentamento do Coronavírus apenas as cidades de Campina Grande e João Pessoa, sobretudo neste momento em que o vírus já se espalhou por diversas cidades do estado. Como alternativa, os parlamentares pedem que as emendas federais já aprovadas para a Paraíba sejam revertidas na operacionalização de um complexo de atendimento para casos de Coronavírus no Sertão estado.

De acordo com o deputado Nabor Wanderley, já existe uma emenda do deputado federal Hugo Motta no valor de R$ 1 milhão aprovada e destinada à compra de equipamentos nas ações de combate ao Coronavírus na Paraíba. “Esse valor já está autorizado e nossa sugestão é que seja direcionado para a compra de respiradores e todos os equipamentos necessários para transformarmos o Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro de Patos em uma referência no atendimento na região. Desta forma, conseguiremos dar segurança, tranquilidade e assistência ao povo do nosso Sertão”, sugeriu.

Até o momento, os 15 respiradores entregues à saúde pública no estado foram todos destinados a hospitais de Campina Grande e João Pessoa e ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), deixando o Sertão praticamente descoberto desse tipo de equipamento, que é fundamental para o tratamento dos casos avançados de Coronavírus.

Em Patos, o Complexo Hospitalar Regional vem se adequando às normas e orientações das organizações de saúde sobre como proceder durante a pandemia do Covid-19. Para tanto, destinou uma área verde exclusiva para o atendimento aos sintomáticos respiratórios, de maneira que aqueles pacientes que procurem a unidade com outros sintomas que não problemas respiratórios sejam atendidos separadamente, evitando assim a infecção cruzada e contágio dos possíveis casos suspeitos de Covid-19 com outras patologias. A unidade também fez o bloqueio de duas enfermarias, com 12 leitos de clínica médica, contudo esse esforço será pouco caso o hospital não receba respiradores.

Os deputados reforçam o apelo, solicitando o olhar da Secretaria de Estado da Saúde para a questão. “Temos condições, temos UTI, temos profissionais e já estamos capacitados dentro dos protocolos do Ministério da Saúde. Pedimos que a secretaria autorize e operacionalize essa unidade o quanto antes no Sertão”, disse Nabor. “Nesse momento, precisamos de atitude, e nós, parlamentares, nos unimos solicitando que o governador João Azevedo olhe para o nosso povo sertanejo, que soma um total de um milhão de habitantes”, completou Pollyanna.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem