Os profissionais da Saúde Municipal de Maturéia iniciaram na ultima segunda-feira (23) a Campanha de imunização contra a gripe. Os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.
A campanha municipal segue o cronograma e orientações da Campanha Nacional contra influenza do Ministério da Saúde, assim como, segue as recomendações de proteção e higiene para conter à disseminação do coronavírus.
Equipes de Enfermagem e de Agentes Comunitários de Saúde estão realizando a vacinação à domicílio para pessoas que estão no grupo prioritário e que se encontram acamadas ou domiciliadas.
 As atividades foram planejadas e distribuídas em um cronograma de vacinação, pensado junto à Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal, Atenção Básica, Agentes Comunitários de Saúde e profissionais de enfermagem.
Os profissionais estão desenvolvendo a campanha tomando todas as medidas de segurança e higiene, com uso de máscaras, toucas, luvas, jalecos de proteção e frequente higienização das mãos. Além de promoveram uma conscientização aos públicos prioritários, ressaltando a importância da higiene das mãos e a recomendação para ficaram em casa.  
Dependendo do número de pessoas imunizadas nos próximos dias, as equipes pretendem organizar uma ação de imunização na forma de mutirão, seguindo todas as orientações de segurança e limpeza, disponibilizando lugar para lavar mãos, orientação para distanciamento entre pessoas e demais recomendações de proteção contra a disseminação de vírus.  O objetivo é imunizar o máximo de pessoas possível.
Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

Fontewww.saude.gov.br  

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem