Jota Júnior, funcionário da Rádio Espinharas, nos repassou uma mensagem enviada por sua irmã que reside na cidade de Jaipur, capital e maior cidade do estado do Rajastão, na Índia, com cerca de 3 milhões de habitantes, onde a mesma faz um relato informando que já foi adotada a medida de lockdown naquele país.
Em seu relato enviado via aplicativo Whatsapp, a moça disse que na última terça-feira, dia 24 de março, o primeiro-ministro Narendra Modi, decretou a medida preventiva do lockdown (bloqueio de circulação com fiscalização policial), com o intuito de promover a segurança da população diante da ameaça do novo coronavírus.
A exemplo dos estados brasileiros que também enfrentam a pandemia, a moça relatou que o estado do Rajastão entrou em total confinamento e fechamento de todas as lojas e repartições, com exceção apenas dos serviços de saúde e comércio de alimentos.
Para garantir o lockdown, foram montadas barreiras policiais nas principais vias das cidades do referido estado indiano. Os motoristas sem justificativa ou necessidade para circular podem ser multados, caso persistam.
Ainda de acordo com a patoense que nos enviou a mensagem, o lockdown será mantido por 21 dias com objetivo de conter o avanço dos casos da Covid-19, na Índia.
Até agora, domingo à noite, foram confirmados 1.100 casos, com 27 mortes, segundo a imprensa local daquele país.
Risco de lockdown no Brasil
Na última quinta-feira, dia 26 de março, o governador de São Paulo, João Doria, durante coletiva com a imprensa, disse que as medidas de distanciamento social adotadas contra a expansão do coronavírus até o momento em São Paulo foram positivas, e que a possibilidade de lockdown (bloqueio de circulação com fiscalização policial) está sendo estudada. Caso essa possibilidade se concretize, São Paulo pode ser a primeira cidade a ter o regime de lockdown adotado.
Matéria por Patosonline.com (informações externas)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem