Foto: Reprodução
Referência em urgência e emergência para cerca de 86 municípios da Paraíba há quase seis décadas e, desde outubro de 2018, o Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) também se tornou referência no diagnóstico por imagem. Isto porque, a unidade que integra a rede estadual de saúde, tem um Centro de Imagem que inclui, entre outros equipamentos, um Tomógrafo de oito canais e 16 imagens, e disponibiliza para a população serviços diversos, dentre os quais, além da Tomografia Computadorizada, Raio X, Endoscopia, Cintilografia, Ultrassonografia, Colposcopia, entre outros. Relatório de gestão da unidade atesta que entre março de 2019 e março deste ano, o Centro realizou 53.137 exames. Somente nos três primeiros meses de 2020, o Centro contabilizou a realização de 11.148 exames, sendo a maior parte de Raio X (6.150), seguido de Tomografia Computadorizada (3.446) e Ultrassonografia e Ecocardiograma (1.366).
Nos últimos doze meses, o maior número de exames foi de Raio X, seguido de tomografia computadorizada, Ultrassom e Ecocardiograma, Endoscopia e Colposcopia. Nesse período de um ano, foram realizados 28.122 Raios X, 16.980 Tomografias, 6.716 Ultrassonografias e Ecocardiogramas, 603 Endoscopias, 602 Colposcopias, 61 Colonoscopias, 35 Ressonâncias Magnéticas, 17 Cintilografia Óssea e uma Broncoscopia.
"O Centro é um avanço extraordinário na prestação de serviço à população do sertão que tem ao seu dispor um serviço especializado que ajuda na agilização de diagnósticos e, consequentemente, promove uma melhoria no atendimento aos nossos pacientes", destaca a diretora geral do Complexo, Liliane Sena. Ela lembra que os pacientes do Complexo ainda são atendidos com exames de mamografia computadorizada, sendo que este exame é realizado na sede da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que também integra a rede pública estadual de saúde. Os exames de Cintilografia, Ressonância e Broncoscopia, assim como a mamografia, entram como exames do Centro, porque são contabilizados como tal, mas não são realizados dentro da unidade.
Uma equipe de cerca de 35 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos em Raio X e Tomógrafo, auxiliares de sala e recepcionistas atuam no Centro de Imagem. Com exceção da Tomografia e Raio X, que são realizados 24h, todos os demais exames são realizados com agendamento prévio, conforme a demanda de pacientes e necessidade dos exames. Quando a situação é de urgência, o paciente é atendido imediatamente através de solicitações médicas.
 News Comunicação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem