A Secretaria Municipal de Saúde de Matureia está no combate ao novo coronavírus (COVID-19) desenvolvendo ações de prevenção e contingência da disseminação do vírus. Para intensificar a prevenção em meio à crise, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a encomenda de máscaras de proteção confeccionadas de tecido em três dobras para serem doadas aos populares em estado de vulnerabilidade no município.
 A iniciativa tem como base o Plano Municipal de Contingência da covid-19, que engloba ações para proteger a população e evitar a infecção humana pelo vírus. A Secretaria de Saúde encomendou a confecção das máscaras de tecido tricoline em três dobras para serem distribuídas às pessoas em vulnerabilidade e as quais se encontram acamadas.
 A entrega das máscaras para os populares deve acontecer nesses próximos dias por meio dos Agentes Comunitários de Saúde.  A prioridade será as pessoas hipertensas, diabéticas e que sofrem de doenças respiratórias.  
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos. Nesse sentido, o MS sugere o uso de máscaras caseiras pela população, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.
O uso das máscaras caseiras é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos visando interromper o ciclo da COVID19.

Assessoria 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem