Durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, dia 31 de março, no auditório da Associação Comercial de Patos, o prefeito interino, Ivanes Lacerda, mostrou preocupação com o aumento de casos do coronavírus no estado da Paraíba, e principalmente com a confirmação do primeiro caso a nível local.
Além do prefeito, participaram a secretária de Saúde, Francisca Lavor, o gerente da Vigilância Sanitária, João Paulo, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Samara Marques, a médica Caliandra Santos de Vasconcelos, e a coordenadora do CER, Thays Rochelle Carvalho.
Ivanes informou que o município está aguardando a chegada de um lote de testes rápidos para auxiliar no combate da proliferação do coronavírus, que inclusive provocou a morte de um jovem de 36 anos de idade, natural da cidade de Patos. A confirmação do primeiro óbito por coronavírus em todo o estado foi divulgada na tarde terça-feira, pela Secretaria Estadual de Saúde.
Após ter recebido a notícia triste do falecimento do paciente ao longo da entrevista, Ivanes ressaltou que as medidas de contenção e prevenção já adotadas pelo município desde o início do período de quarentena iniciado no último dia 23, por decreto oficial, agora devem ser mais enérgicas e ao mesmo tempo repensadas e melhoradas.
O gestor também frisou que a população também deve tomar consciência do perigo e colaborar com o isolamento social e com as práticas de higienização.
Ele também defendeu uma maior proximidade com o governo do estado, e cobrou prioridade por parte do governador no sentido de apoio logístico para combater o coronavírus. Ivanes ainda pontuou que as ações entre as duas esferas devem ser ainda mais alinhadas neste momento crítico.
Monitoramento dos familiares e amigos
O gerente da Vigilância Sanitária do município, João Paulo, repassou para a imprensa presente que os órgãos e setores de vigilância em saúde do município já entraram em contato com os familiares e amigos que tiveram contato com o paciente que veio a óbito, e caso alguém apresente alguma suspeita, uma equipe multiprofissional entrará em campo para tomar as medidas necessárias e urgentes.
Ações de fiscalização, vigilância e monitoramento
João Paulo detalhou que as ações estão sendo intensificadas a cada dia, principalmente no tocante às fiscalizações para coibir aglomerações de pessoas nas ruas, comércios e agências bancárias, mesmo depois da proibição contida no decreto municipal.
As fiscalizações acontecem em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Vigilância em Saúde, dentre outros setores da Prefeitura de Patos.
As barreiras sanitárias realizadas com os viajantes que regressam de outros estados também estão sendo medidas preventivas importantes, uma vez que as pessoas com suspeita de coronavírus passam de imediato a serem acompanhadas pela saúde municipal.
Isolamento social
A secretária de saúde de Patos, Francisca Lavor Furtado, também confirmou a chegada, em breve, dos testes rápidos para agilizar o trabalho de monitoramento dos casos suspeitos. Ela aproveitou o momento e pediu que os patoenses mantenham ao máximo a medida de isolamento social, pois tem percebido que muitas pessoas ainda estão ignorando a importância disso.
Coordecom


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem