Os deputados estaduais Nabor Wanderley (Republicanos), Taciano Diniz (Avante) e Dr Érico Djan (Cidadania) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (2), em Patos, para elaborar um requerimento em que solicita, à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a realização de uma Audiência Pública Remota para debater a construção de um Hospital de Campanha, na cidade de Patos, para ajudar os pacientes com COVID-19. A audiência debaterá ainda a instalação de respiradores pulmonares.

 A deputada Pollyanna Dutra (PSB) não pôde estar presente, mas participou por telefone e confirmou apoio à realização da Audiência. Conforme os parlamentares,  o requerimento solicita a presença do Secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, e dos responsáveis pelo plano de contingência da COVID-19, na Paraíba.

Na oportunidade, os deputados solicitaram respiradores pulmonares para os hospitais dos municípios de Taperoá, Piancó, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras, tendo em vista, que a população do Sertão paraibano possui mais de 1 milhão de habitantes. 

De acordo com o deputado Nabor, os sertanejos precisam de mais atenção diante dessa pandemia. “Estamos preocupados com a assistência à saúde à população do Sertão. Nós temos em nossa região aproximadamente 25% da população do Estado praticamente desassistida das ações voltadas ao combate do coronavírus. Nossa preocupação é de não deixar a população do Sertão desassistida, porque em um pico maior de infecção de casos de coronavírus nós não vamos ter condições nem estrutura de levar todo povo do Sertão para Campina ou João Pessoa, pois é humanamente impossível e, infelizmente, vamos perder muitas vidas por conta de uma assistência que deveria ser prestada”, destacou Nabor. 

Para o deputado Taciano Diniz, o governo do Estado precisa oferecer mais estrutura para o Sertão. “A Audiência Pública demonstra a nossa  preocupação com a assistência ao Sertão, uma região com mais de 1 milhão de habitantes, e aí temos essa preocupação, como representantes da população, de montarmos, junto ao secretário de saúde do Estado e ao Governador João Azevedo, um hospital de Campanha, para atender os pacientes portadores da COVID-19, com respiradores nesse hospital para atender os pacientes crônicos, idosos e pacientes que evoluírem com essa doença de forma aguda, assim como aparelhar os hospitais sertanejos  com respiradores para atender essa demanda de todo Sertão paraibano”, enfatizou Taciano. 

Dr Érico ressaltou a gravidade da COVID-19, que já chegou ao Sertão.
“Nós, deputados do Sertão, estamos convivendo com uma aflição muito grande no combate à COVID-19, pois sabemos das dificuldades que existem no sistema de saúde e com uma crise como essa é necessário um olhar diferenciado para o Sertão. Temos uma população de mais de 1 milhão de habitantes e precisamos de uma estrutura com leitos e respiradores para os pacientes que precisarem de atendimento. Os casos têm acontecido no Sertão, inclusive com registro de mortes, então é importante essa iniciativa de, nós deputados sertanejos, debater esse enfrentamento do coronavírus no sertão”, disse Dr Érico. 

A Audiência Pública Remota está marcada para acontecer na terça-feira (7), às 14h. 

Assessoria NW

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem