Conforme o tempo passa e a pandemia do novo coronavírus avança cada vez mais no Brasil, situa-se a necessidade de um debate concreto e urgente sobre a possibilidade do adiamento das eleições municipais programadas para ocorrer em outubro de 2020.

É que estamos a menos de três meses do início das convenções partidárias e a menos de quatro do pontapé inicial da campanha, programado para o dia 16 de agosto, com a permissão da propaganda eleitoral. Porém, esse quadro de enfrentamento à pandemia (com todas as consequentes restrições a aglomerações, circulação e contato físico entre as pessoas) tem levado dirigentes e líderes partidários a aumentarem a pressão por uma mudança no calendário eleitoral.

Essa possibilidade se dá tendo em vista o prejuízo que os candidatos terão, principalmente os novatos, pois há todo um trabalho de preparação, de construção de candidaturas, de busca de apoios e alianças justamente nos meses que antecedem a campanha e esse trabalho tornou-se inviável devido às restrições em prol do achatamento da curva de contaminação do COVID-19.

Estamos chegando ao final do mês de abril e, até o momento, não há consenso nem sobre o adiamento das eleições 2020 e nem sobre como fazer isso. Vale ressaltar que as eleições municipais a cada quatro anos estão previstas na Constituição Federal e que, para que ocorra o adiamento, é necessário que seja aprovado uma PEC com essa finalidade pelo Congresso Nacional.

Fonte AtualizaParaiba

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem