O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse que trata-se de fake news a suposta proibição dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento da covid-19 no estado. ''É uma inverdade'', disse ele, acrescentando que a combinação de medicamentos já vem sendo utilizada em vários hospitais da Paraíba. A declaração foi dada em live transmitida nessa segunda-feira (13).
''No hospital Clementino Fraga vários pacientes já foram beneficiados com o uso da hidroxicloroquina e azitromicina, alguns apresentaram bons resultados, outros não'', contou. Ele explicou, porém, que a medicação não tem eficácia comprovada contra o covid-19 e tem efeitos adversos.
''A verdade é que não temos ainda nenhuma droga consolidada, com evidências científicas, que permita uma tranquilidade no uso. A combinação de hidroxicloroquina e azitromicina deve ser utilizada sob prescrição médica, em pacientes selecionados'', afirmou o secretário.
Geraldo Medeiros enfatizou que a combinação não é inócua, tem efeitos adversos, entre eles arritmia cardíaca, que pode levar a morte súbita, e também hepatite fulminante. Por isso, nem todos os pacientes devem usar e a prescrição médica é necessária.

Click PB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem