A solicitação para a criação de uma comissão especial para acompanhar e fiscalizar o Plano de Contingência de Combate ao COVID-19, na Paraíba, partiu do deputado estadual Nabor Wanderley (Republicanos), durante a sessão especial remota realizada na tarde desta terça-feira (7), pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que contou também com a participação do secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros.

De acordo com Nabor, a ALPB tem um papel importante nesse momento de pandemia e a população tem cobrado diariamente dos parlamentares ações e esclarecimentos sobre a atuação do Estado no combate ao coronavírus.

"Acho importante que se crie uma comissão para acompanhar as ações do Governo em relação ao combate desta pandemia para que possamos levar melhores esclarecimentos à população", sugeriu Nabor.

Após a sessão remota, o parlamentar protocolou, por meio eletrônico, na ALPB, um requerimento solicitando a criação da Comissão Especial, que será composta por nove membros e funcionará pelo prazo de 120 dias, conforme estabelece o regimento interno da Casa de Epitácio Pessoa.

O deputado explicou que a Assembleia precisa debater as ações preventivas de vigilância sanitária e possíveis consequências para Paraíba quanto ao enfrentamento do coronavírus, uma vez que, o Plano de Contingência do Estado da Paraíba para infecção humana pelo novo Coronavírus, lançado pela Secretaria de Saúde, previu uma série de medidas de controle para interromper e minimizar a transmissão e circulação do agente transmissor em todos os 223 municípios do Estado.

Em sua justificativa, o parlamentar ressaltou que a criação da comissão será de importante representação dos paraibanos na garantia das medidas necessárias para a segurança em saúde da população. Nabor disse ainda que a comissão contará com a participação da sociedade civil, parlamentares, especialistas, trabalhadores da área da saúde e gestores públicos.

A expectativa é que o requerimento seja votado pelos deputados até a próxima semana, durante as sessões ordinárias remota que a ALPB está realizando.

Assessoria

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem