A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Patos, Samara Marques, vem a público esclarecer que a cidade de Patos estava com 3 casos confirmados para o Covid 19, conforme boletim divulgado no dia 8 de abril (quarta), mas que ontem, dia 9 de abril (quinta), aumento para 4 casos confirmados de acordo com o boletim epidemiológico do estado.
O surgimento de um novo caso no prazo de 24 horas gerou dúvidas em algumas pessoas, e até mesmo nos meios de imprensa. Portanto, a coordenadora Samara Marques explicou que neste momento é comum o aumento rápido de confirmações para o Covid 19, tendo em vista a fase atual de aceleração da pandemia.
“Entramos numa fase de aceleração onde os casos irão aparecer comumente. Então, esse boletim de ontem com quatro casos confirmados, pode ser que hoje a noite mude e aumente o quantitativo dos casos de Patos”, frisou.
Em relação ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, Samara Marques disse que os pacientes com diagnóstico confirmado estão sendo colocados em isolamento familiar e sendo acompanhados durante toda a quarentena.
“Alguns desses pacientes que saíram o resultado, inclusive a quarentena já acabou, e já tiveram alta”, destacou.
Ainda sobre o surgimento de novos casos na cidade de Patos, Samara informou que as confirmações se referem a pacientes acompanhados há 15 ou 20 dias, mas que só agora tiveram a confirmação devido à grande demanda que o laboratório central já vinha cumprindo.
E reafirmou:
“Em uma pandemia é normal que o número de casos aumente todos os dias, ainda mais com a celeridade que o laboratório central está dando para emitir os resultados”.
Monitoramento por parte do município
A saúde municipal está monitorando os casos suspeitos leves, e ainda tendo conhecimento dos casos que dão entrada no hospital regional.
Além disso, as barreiras sanitárias estão acontecendo diariamente no Rodoshopping e principais entradas da cidade de Patos.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município também lembrou que é muito importante a população ter ciência e consciência de procurar as unidades de saúde referenciais ou a UPA, em caso de alguma suspeita.
Samara Marques ainda colocou que a população mais consciente sabe procurar o serviço adequado para cada caso ou sintoma, e que é neste sentido de orientar que a saúde municipal também vem trabalhando.
Desta forma, os casos tendem a surgir quando a população faz sua parte e busca os equipamentos de saúde.
Samara Marques
Coordecom 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem