A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano (AISP) lançou nesta quarta-feira (06) uma campanha para combater as fake news, a campanha tem o tema "Mentiras sinceras podem até interessar, mas não vão te deixar bem informado", e visa orientar a população sertaneja quanto aos cuidados na hora de propagar uma informação através principalmente das redes sociais, orientando a checar antes outras fontes para atestar a veracidade da informação. 

“A popularização das redes sociais e a disseminação de boatos e falsas notícias têm um impacto real e imediato na sociedade, como a destruição de reputações, prejuízos financeiros e até mesmo a morte. Esta ação pretende alertar a sociedade sobre os riscos do compartilhamento das fake news e suas consequências fora do mundo virtual”, afirmou o Presidente Ulisses Neto.

O QUE SÃO FAKE NEWS?

Fake News, em tradução livre, significa “notícias falsas”. É um termo norte-americano que ganhou destaque durante a corrida presidencial dos Estados Unidos. Na época, a candidata democrata Hillary Clinton foi alvo de inúmeros conteúdos falsos compartilhados por apoiadores de Donald Trump, a mesma coisa aconteceu nas eleições brasileiras em 2018, onde vários políticos são alvo de investigação pelo uso de noticias falsas .
Essas notícias falsas são, normalmente, disseminadas por páginas de redes sociais e tendem a ganhar visibilidade rapidamente, muitas vezes por seu conteúdo ser extremamente polêmico e envolver grandes nomes.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem