Dando continuidade às ações de orientação do consumidor com vistas à resguardar seus direitos, o Procon Municipal de Patos alerta o patoense com relação às compras via internet e delivery durante esse período de pandemia.

De acordo com o secretário de Defesa do Consumidor, Mainar Júnior, é notório o aumento dessas modalidades de compras, via internet ou delivery do estabelecimento. Por isso, é importante que o consumidor esteja atento e saiba como proceder para não ter o seu direito lesado.

"No caso das compras via internet, é necessária atenção na hora de realizar suas compras, devendo observar sempre a credibilidade da loja e os protocolos de segurança dos sites, antes de fornecerem dados pessoais e de cartão de crédito," destacou Mainar Júnior.

Outro ponto a ser destacado, explica o secretário da pasta, é que conforme estabelecido no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial é garantido ao consumidor o direito de arrependimento.

"Ou seja, o consumidor te o prazo de sete dias para exercer esse direito e assim proceder com a devolução do produto adquirido e ter o ressarcimento da quantia paga por ele," afirmou.

Vale lembrar também a questão dos prazos na entrega dos produtos adquiridos. "O consumidor que não tiver o produto entregue no prazo estabelecido pelo fornecedor poderá exigir a empresa providências para o cumprimento do acordo e da oferta conforme previsão legal do artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor," reforçou.

Mainar ressalta ainda o cuidado na hora da aquisição de produtos com ofertas muito abaixo do preço real de mercado.
 
"Quando realizar as compras por meios eletrônicos o consumidor deve desconfiar de ofertas de produtos com preços muito abaixo da média de mercado. Evitando assim cair em possíveis golpes. É necessário também ficar atento às especificações do produto, considerando por exemplo que em produtos eletrônicos podem haver diferenças com relação à voltagem," disse.

O consumidor que tiver o seu direito negado poderá abrir sua reclamação através do e-mail procon@patos.pb.gov.br ou entrar em contato através dos telefones MANHÃ - (83) 3423-3629, (83) 3421-6287, (83) 3421-5854 e (83) 3421-5527 e; TARDE – (83) 98209-8321, (83) 99952-4014, (83) 98804-6541 e (83) 99623-6629, e nas redes sociais do Procon Municipal de Patos.


Coordecom

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem