O desafio em alguns municípios é ainda maior pela ausência de internet e computador na residência de muitos dos estudantes. Assim, o uso do rádio tem sido uma solução na transmissão de conteúdos da escola e na prática de atividades.

Para o secretário de educação de Santa Terezinha, Osvambergh Oliveira, além de utilizar atividades impressas, vídeos aulas no canal do YouTube e nos grupos usando aplicativo de celular, a alternativa tem sido eficaz. "Estamos conseguido atingir várias famílias e essas famílias realizam as atividades, que muitas vezes estão contidas no dia a dia educacional", explicou. Agradeço o apoio a Prefeita Terezinha Lucia pelo o apoio a esse projeto, nesse momento delicado, a nossa equipe pedagógica, supervisão, orientação, coordenação e diretores e a todos os nossos professores por abraçarem a causa.

O programa  Saber na Conexão, vai ao ar diariamente nas terças e quintas das 13:30h às 15h e tem a participação de professores da Rede Municipal ministrando as aulas.

Para a professora Ana Valéria, "esse tempo de pandemia pegou a todos de surpresa. Então, acredito que muita gente precisou se reinventar. E com os professores não ia ser diferente. Até porque faz parte da nossa profissão a criatividade e a inovação. Para mim, tem sido  um desafio gravar os vídeos das aulas remotas para os meus alunos; buscar maneiras de tornar as aulas atraentes e a cada vídeo propor atividades que eles possam realizar em casa. Mas tem dado certo e a experiência, apesar das limitações de uma atividade remota, tem seus lados positivos. Meus alunos estão conseguindo acompanhar todas as aulas e os pais sempre me mandam um feedback, com fotos e vídeos das crianças realizando as tarefas.

Além disso, estamos em contato diário para tirar qualquer dúvida quanto a esse acompanhamento. Como mãe, o desafio também é enorme. Meus filhos, embora entendam os motivos de estarmos em isolamento social há 2 meses, estão sempre perguntando pela escola, pelos colegas. É fato que  esse distanciamento da rotina que eles tinham gera um certo estresse, então há dias em que as aulas em casa são tranquilas, noutros nem tanto. Mas ter paciência e falar a linguagem deles faz toda diferença nesses momentos. Enquanto estivermos vivendo esses dias difíceis, vamos tirar todas as lições que pudermos e fazer o nosso melhor, pois, como já disse a professora Aguifaneide Gondin, Secretária de Educação de Frei Martinho e Presidente da Undime-PB: 'O que acontece em nossa educação é o resultado da nossa bem-querência (ou não) e do nosso profissionalismo (ou não)."


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem