A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Otávio Pires (UPA/Patos 24 horas), Tássia Rangel Soares, disse que devido ao número crescente de pacientes com sintomas respiratórios nos últimos quatro meses, achou prudente fazer um levantamento para informar e alertar a população sobre a problemática do coronavírus na cidade de Patos, e consequentemente sobre a importância dos cuidados básicos a exemplo do uso de máscaras e do isolamento social.
Em janeiro deste ano os atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios tiveram o percentual de 6%, em fevereiro subiu para 13%, em março 17%, e em abril o percentual deu uma reduzida para 13%, porém, nos últimos dias a procura de atendimento por esses pacientes tem sido intensa, confirmou Tássia.
“Percebemos agora no final de abril e início de maio, um aumento na procura dos pacientes com sintomas respiratórios, seja ele morado a grave”, ressaltou.
Ainda de acordo com a coordenadora geral da UPA, nesse último sábado, dia 2 de maio, o serviço registrou 25 atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios moderados e graves. Um desses pacientes em estado grave teve que ser intubado e posteriormente foi transferido para o Complexo Hospitalar Regional de Patos.
Casos positivos para o Covid-19 e óbito
Na quinta-feira, dia 23 de abril, uma paciente deu entrada na UPA em estado grave, foi intubada e passou três dias aguardando vaga no Complexo Hospitalar Regional de Patos. Após realização de teste já no regional, o resultado foi positivo para o Covid-19.
Na segunda-feira, dia 27 de abril, a UPA recebeu mais uma paciente em estado grave, sendo que a equipe de plantão conseguiu estabilizar o quadro sem que houvesse a necessidade de intubação. Após exame no hospital de Patos, o teste também deu positivo para o Covid-19. Devido à gravidade do quadro apresentado, no dia seguinte a paciente veio a óbito ainda naquela unidade de saúde.
Quando procurar a UPA?
Tássia Rangel afirmou que do final de abril para início de maio o aumento de pacientes com sintomas respiratórios tem aumentado de forma significativa.
Ela explicou que os pacientes devem se dirigir até a UPA quando apresentar sintomas moderados ou graves, a exemplo de febre por vários dias, tosse persistente e dificuldade para respirar.
Os pacientes com sintomas leves devem procurar o Pronto Atendimento Maria Marques (PA Maria Marques), ou as unidades de saúde âncoras: UBS Solon Medeiros (Salgadinho), UBS Horácio Nóbrega (São Sebastião), UBS Metódio Leitão (Monte Castelo) e UBS Domiciano Vieira (Maternidade).
Alerta à população
Tássia ainda alertou a população para que o isolamento social seja ainda mais rígido nesta semana que se inicia, e recomendou o uso de máscara de proteção para aquelas pessoas que precisam sair de casa.
Ela acredita que o aumento de pacientes com sintomas respiratórios indica que a doença está chegando ao pico, provavelmente nesta primeira semana de maio, e que as pessoas devem ter consciência acima de tudo para minimizar a proliferação do vírus.
Atendimentos dos últimos 4 meses:
*Janeiro-2020*
4.138 atendimentos médicos
Sintomas respiratórios = 253 (6%)
*Fevereiro-2020*
4.915 atendimentos médicos
Sintomas respiratórios = 618 (13%)
*Março-2020*
3.477 atendimentos médicos
Sintomas respiratórios – 587 (17%)
*Abril-2020*
1.462 atendimentos médicos
Sintomas respiratórios – 188 (13%)
Coordecom

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem