O Comitê de Crise e Combate ao Coronavírus (Covid-19) do Município de Santa Terezinha – PB, se reuniu na manhã desta quarta-feira (17), na Prefeitura Municipal para fazer uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Santa Terezinha e traçar novas diretrizes.
Participaram da reunião: o secretário de Saúde, José Herbert Batista Gomes; um representante da Assessoria Jurídica do Município; o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Osvambergh Oliveira; o vereador Edcarlos Soares e funcionárias da Secretaria de Saúde.
O secretário de Saúde fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas até o momento no enfrentamento ao Covid-19. Ele relatou que antes da expedição dos decretos estaduais e municipais, a Prefeitura já tinha iniciado alguns trabalhos como: álcool em gel nas repartições pertencentes à Secretaria de Saúde e feita à compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Informou que as ações específicas são orientadas pelo Ministério da Saúde. Comunicou que foi disponibilizada nas unidades básicas de saúde, uma enfermaria especializada para acolher os pacientes da Covid-19, com mascaras, insumos, medicamentos e oxigênio.
Um marco nos serviços no setor de marcação de consultas das unidades básicas de saúde foi o atendimento por telefone. Os pacientes ligam para os postos de saúde marcam as consultas aguardando a atendente chamá-los para o atendimento, evitando aglomerações.
Outro ponto citado foi à implantação do programa Saúde na Hora, do Governo Federal, com atendimento médico noturno.
Os profissionais de saúde também foram lembrados durante a reunião, pelo comprometimento, trabalhando com risco de infecção, entretanto, estão desenvolvendo um trabalho de excelência.
Foram citados os trabalhos de desinfeção das ruas, órgãos públicos, lotérica e estabelecimentos comerciais que está ocorrendo nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. O serviço foi realizado com o apoio do carro pipa e a Prefeitura comprou duas bombas manuais e uma bomba motorizada, trabalho feito pelos agentes de combate às endemias.
A parceria entre a Prefeitura e a Lotérica também foi relatado. Foi alugado um ambiente aberto ao lado da Lotérica, com cadeiras, lavatórios (com água, papel toalha e sabão liquido) e uma tenda, organizando as filas.
Divulgação três vezes por semana em um carro de som, distribuição de mascaras aos idosos com mais de 60 anos, grávidas e pacientes com comorbidades.
As testagens iniciaram no final do mês de abril, as pessoas eram encaminhadas a Patos, mas, a Secretaria de Saúde mudou o protocolo e os testes estão sendo feitos em um anexo da secretaria, as pessoas passam por uma ala exclusiva até chegar à sala de testes, sendo atendidas imediatamente. Todos os casos notificados são acompanhados pelos médicos e recebem a medicação.
O secretário destacou que todas as ações são fundamentais, mas, destacou o tratamento das pessoas com a doença, com medicamentos e acompanhamento médico.
Várias propostas foram debatidas para serem incorporadas nas ações de combate ao Covid-19.
Assessoria

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem