A Unidade de Pronto Atendimento de Patos (UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda) está com as obras de reforma e ampliação aceleradas e com perspectiva de conclusão para cerca de 40 dias.

Quem adiantou os detalhes foi a secretária de saúde, Francisca Lavor Furtado. A mesma ressaltou que diante do aumento gradativo dos casos de Covid-19 na cidade de Patos, o prefeito interino Ivanes Lacerda teve a iniciativa de priorizar as obras, com o objetivo de ampliar a rede de assistência aos pacientes com sintomas e também aqueles confirmados com a doença.
 
Apesar de funcionar como casa de passagem para aqueles pacientes com sintomas moderados e graves, já que estes são estabilizados e em seguida encaminhados para o hospital se necessário, a reforma e ampliação dos leitos dará ainda mais assistência à população enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
 
Ainda segundo informou a secretária de saúde, a primeira parte da ampliação aumentou de 12 para 18 o número de leitos destinados para os pacientes da Covid-19. A segunda parte da ampliação do lado externo da UPA vai construir mais 8 leitos de isolamento. No geral, a UPA ficará com 26 leitos para os casos relacionados com a pandemia.
 
Os equipamentos já estão sendo adquiridos via licitação e por meio de processos de total conhecimento dos órgãos reguladores. O deputado federal Hugo Motta já garantiu que vai destinar alguns equipamentos de ventilação mecânica para colaborar com as melhorias já em andamento, como afirmou a secretária Francisca Lavor.
 
Após a reforma e ampliação totalmente concluída, a UPA 24 horas ficará unicamente para atender os pacientes do Covid-19. Já os pacientes com demandas clínicas serão atendidos no anexo que está sendo equipado em um prédio localizado ao lado da UPA.
 
Atualmente os atendimentos na UPA estão sendo normalizados com relação às demandas clínicas, que tiveram uma redução após o início da pandemia.
 
Já os atendimentos relacionados ao coronavírus, além dos leitos, a UPA dispõe de testes rápidos e exames variados que facilitam a detecção da doença.

 
Coordecom - Hélio Barbosa


 
Francisca Lavor - Sec de Saúde (Ampliação da UPA e melhorias adotadas)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem