O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o calendário nacional da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2020. Na Paraíba, a primeira etapa da vacinação será realizada entre os dias 01 a 30 de junho.
Nesta primeira etapa a imunização será voltada a bovinos e bubalinos de todas as idades. Com a atual pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Mapa emitiu orientações sobre procedimentos e cuidados para que a vacinação ocorra sem colocar em risco a saúde dos produtores rurais e dos vacinadores.
“Esse ano teve a mudança da data por causa da pandemia do coronavirus. Todos os anos era no mês de maio, esse ano será de 01 a 30 de junho. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal se Desenvolvimento Humano, está mais uma vez de forma gratuita imunizando todo o rebanho bovino do município de Matureia”, expressou a Secretária de Desenvolvimento Humano, Beatriz Maia.
“Os vacinadores estarão vacinando os animais casa a casa na zona rural. A vacina, a Prefeitura comprou com recursos próprios e serão vacinados 1.500 animais”, explicou Beatriz.
Diante da pandemia, os criadores dos animais que foram imunizados nesta primeira etapa podem emitir a declaração de vacinação da febre aftosa por meio não presencial, seguindo as medidas de segurança e do isolamento social.
A Divisão de Febre Aftosa (Difa) do ministério orienta que a comprovação da vacinação contra a doença deverá ser realizada, preferencialmente, por meio não presencial (sistemas informatizados, correio eletrônico ou outras soluções à distância). Quando não houver alternativa ao alcance, a comunicação presencial poderá ser postergada para um prazo a ser pactuado entre todas as partes envolvidas.
Em Matureia, no ato da vacinação, os vacinadores irão preencher um formulário que será encaminhado à Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) para declarar a vacinação dos animais, não sendo necessário que o criador se desloque até à Empaer para declarar a imunização de seu rebanho.
 A declaração de vacinação é o documento que permite ao proprietário circular e comercializar os animais que tenham sido devidamente vacinados contra a febre aftosa nas duas etapas da campanha anual. É por meio da declaração que o Estado acompanha a cobertura vacinal dos animais.
De acordo com o calendário nacional, no mês de novembro será realizada a segunda etapa de vacinação no Estado da Paraíba para bovinos e bubalinos com idade até 24 meses.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem