Devido à pandemia do Coronavírus, vários serviços ficaram suspensos, apenas os serviços essenciais funcionavam. Um setor com as atividades paralisadas foram às consultas médicas de especialidades. 
Pensando neste público que necessita destes atendimentos médicos, a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB iniciou o trabalho de Telemedicina com os profissionais do município de Campina Grande. Toda semana os usuários são atendidos em uma sala no Centro de Procedimentos Especializados, situado na Secretaria Municipal de Saúde. A sala possui uma plataforma tecnológica (uma tv, um fone de ouvido com microfone, um notebook e uma impressora). O paciente permanece na cadeira e o especialista fica do outro lado da tela, em seu consultório e a partir daí inicia a consulta médica. Após o procedimento, a receita é impressa e enviada para o Whatsapp do paciente ou do acompanhante.
Roberta Aparecida dos Santos (39), consultou-se com o endocrinologista, Dr. Antônio Fernandes e avaliou o serviço.
“Gostei bastante deste atendimento. O médico é muito atencioso e somos mais que privilegiados por termos um serviço como este em Santa Terezinha. Eu nunca participei de uma consulta assim, é muito eficaz”, disse.
A universitária Irla Pereira (28) foi atendida pela dermatologista Dra. Renata Rodrigues. Ela também avaliou o novo método de consulta.
“É uma iniciativa show de bola trazer os médicos até a gente, seguindo as medidas de higienização e de distanciamento. Eu gostei bastante, a médica conversa com o paciente, deixando a gente bem à vontade. Eu nunca participei de um atendimento médico dessa maneira, eu recomendo porque é muito sério”, comentou.
O secretário de Saúde, José Herbert Batista Gomes, destacou o pioneirismo na região.
“A gente sabe que por causa da pandemia do Coronavírus, a comunidade ficou desassistida desses atendimentos especializados, então, devido a esta dificuldade, entramos em contato com médicos de Campina Grande (PB) que trabalham telemedicina e somos pioneiros na região. O município tem condições de fazer estes atendimentos porque temos um suporte tecnológico que permite este serviço à população. Santa Terezinha vem desenvolvendo este serviço com excelência e com uma ótima aceitação dos usuários, visto que, os atendimentos de especialidades estão suspensos no Frei Damião, na cidade de Patos e nas cidades de Campina Grande e João Pessoa. Pensando nestes usuários, então, a Prefeitura trouxe para o município e este serviço deve continuar após a pandemia”, explicou.
O primeiro atendimento médico aconteceu no dia 22 de junho de 2020.
Os atendimentos médicos são nas áreas de: Endocrinologia, Dermatologia, Ortopedia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Neurologia e Nutrição.
Os pacientes que necessitam destas consultas, devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro, em frente a Diretoria Municipal de Transportes, nos períodos da manhã ou da tarde e apresentar o Cartão do SUS, comprovante de residência e o RG.
Portal Santa Teresinha PB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem