O Programa Criança Feliz tem retomado gradativamente desde o mês de julho suas atividades junto às famílias atendidas pelo programa em Patos. Cerca de 800 crianças e gestantes são acompanhadas periodicamente por 26 visitadores capacitados, além das quatro supervisores que compõem a equipe do programa.


Em decorrência da pandemia, as ações haviam sido suspensas para segurança dos visitadores e das famílias beneficiadas. Contudo, com a flexibilização dos serviços, as visitas domiciliares foram retomadas tendo em vista a importância do serviço para seus beneficiários. Para isso, algumas medidas de seguranças foram tomadas, como o uso obrigatório de EPI’s pelos visitadores.


“As visitas presenciais não estão sendo realizadas como deveriam ser, mas como podem ser devido à pandemia. Atividades são gravadas para as visitas remotas e levadas através do aparelho celular do próprio visitador para que os pais, mães, cuidadores as façam com as crianças,” disse a coordenadora do programa em Patos, Yamma Canuto.


Durante os encontros, os visitadores orientam os pais sobre a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado, estudem mais e tenham mais oportunidades.


O programa, que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, atende crianças de 0 a 03 anos, com visitas semanais; crianças com necessidades especiais de 03 a 06 anos, com visitas quinzenais; e gestantes, com visitas mensais.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem