Eleita em 2016 e reeleita na eleição deste ano, a prefeita de Mamanguape, Maria Eunice Pessoa (PSB), teve mantida, nessa quinta-feira (18), decisão em primeiro grau, de 2017, que cassou o mandato dela e da vice, Baby Helenita (PRTB). A decisão foi do Tribunal Regional do Estado da Paraíba (TRE-PB) e ocorreu após denúncia de abuso de poder político e econômico.

Conforme a denúncia, em 2016, as duas candidatas chegaram a oferecer emprego, combustível, dinheiro e até cachaça em troca de votos. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que resultou na condenação tem como base áudio gravado no qual a filha da prefeita, Ismânia do Nascimento Pessoa da Nóbrega, é flagrada tentando comprar o apoio de vereadores da escolha. 

A reunião foi gravada pelo filho de uma candidata a vereadora, ambos os participantes da reunião, que foram participar e segundo a pessoa que gravou, desconfiou do teor do encontro.

A testemunha disse, em juízes, que a promotora “ofereceu para os [vereadores] apresenta uma quantia de R $ 5 mil para subir no palácio para Eunice, R $ 500 por semana, gasolina, cachaça e outros gastos, bem como mais três empregos públicos, os quais não se exigia trabalhar ”.

Após o recurso negado pelo TRE-PB, um chapa pode ainda recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na decisão desta quinta-feira, no entanto, uma Corte deliberou pela suspensão da execução do julgado, face à iminência do término do mandato.

Maria Eunice Pessoa foi eleita para um segundo mandato no pleito de novembro deste ano, desta vez com o Dr. Zenóbio (Republicanos) como vice. Ela venceu com 62,90% dos votos o único oponente, Fabrício Sales (PP).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem