O Centro de Apoio à Covid, mantido pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde está ofertando normalmente a testagem para diagnóstico da Covid-19.


A confirmação vem do gerente de Vigilância em Saúde do município, Laerth Júnior, durante entrevista concedida nesta segunda-feira (21). Ele lembrou que o Centro de Apoio à Covid funciona de domingo a domingo, das 07h00 às 19h00. 


Laerth disse que semana passada ocorreu a falta de testes no final da tarde da sexta-feira (18), mas garantiu que ainda foram realizados 80 testes, quando a demanda era de 100 testes diários.


Após receber a nova remessa de testes na madrugada do último sábado (19), a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu imediatamente para o Centro de Apoio à Covid e UPA 24 horas.


A novidade é que a testagem diária foi ampliada para 150 testes para Covid-19. Além disso, é importante esclarecer que foram adquiridos via licitação, cerca de 5 mil testes para garantir a oferta normalmente até que outra remessa possa chegar.


Sobre o protocolo da testagem, Laerth Júnior informou que, para ter acesso, o paciente precisa apresentar de 8 a 10 dias com pelo menos 2 sintomas da Covid-19.


Segundo afirmou, a triagem tem sido o grande desafio para as equipes de testagem, ou seja, identificar quando o paciente está precisando ou não de fato da testagem.


Ainda nesse contexto, Laerth comentou que muitas pessoas procuram o teste sem apresentar sintomas ou até mesmo por uma suspeita que contraiu a Covid numa viagem de final de semana. Portanto, a recomendação é que a sintomatologia seja mais levada a sério pela população.


 


 Coordecom


 


http://patos.pb.gov.br/noticias/testagem-para-covid-a11326.html

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem