Na manhã desta quarta-feira (13), em um programa radiofônico Participação Popular do radialista Silvio Romero o  presidente da Fundação Cultural de Patos, Marcelo Lima. detalhou como planejará as ações para o ano de 2021 em relação a cultura. Além do calendário cultural, a Fundap planeja projetos para captação de recursos e executar os principais eventos. Marcelo também disse que em parceria com a secretaria de Esporte, cultura e turismo, irá trabalhar o inventário do turismo, uma forma de fortalecer o turismo e a cultura de Patos.


Sobre o Carnaval, Marcelo irá se reunir com o prefeito Nabor Wanderley para ver o formato da realização do mesmo. Pois os principais carnavais do Brasil foram adiados e outros cancelados devido a Pandemia do Coronavírus.


Em relação ao São João de Patos, o presidente da Fundap disse que desde o ano passado vem trabalhando o projeto de resgate do evento. "Iniciamos os trabalhos ano passado em relação ao São João, um novo formato, layout e algumas mudanças serão apresentadas ao prefeito Nabor Wanderley para sua avaliação e aprovação. Marcelo ainda reforça que é necessário ter cautela sobre o assunto, pois a vacina contra o Covid-19 ainda não chegou na Paraíba, mas é preciso deixar tudo pronto, caso tenha como realizar o evento".


O São João de Patos é o principal evento cultural, turístico e econômico da cidade e exatamente a dois anos não é realizado.


Nossa reportagem procurou alguns artistas e ativistas de diversos segmentos culturais para saber qual a expectativa deles em relação aos trabalhos da Fundação Cultural de Patos para o ano de 2021.


A artista plástico Hanah Tereza falou que a expectativa é uma das melhores possíveis."Fico feliz em saber que Marcelo Lima irá dar continuidade aos trabalhos a frente da Cultura Patoense, pois venho acompanhando os trabalhos da Fundação desde o ano de 2019, ano esse em que Marcelo assumiu a pasta e pude perceber o quanto a cultura local se destacou ao longo desse tempo".


A quadrilheira e a idealizadora do Encontro Dance, Lana Escarião espera que este ano de 2021, a fundap continue colaborando com os artistas locais e apoiando cada vez mais nossos festivais e a Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP), na qual faz parte.


O idealizador de danças urbanas e projetos sociais voltado para a juventude em relação a cultura, Alberto Viana agradece o apoio e fala da expectativa em realção a Fundação Cultural. "Primeiramente, agradeço o apoio que a Fundap vem me dando ao longo do tempo e dizer que minha expectativa é baseada no trabalho que Marcelo vem fazendo, sempre colaborando e participando dos nossos eventos e apoiando nossos projetos sociais e culturais".


O Diego Sampaio que é mestre de capoeira do grupo Cordão de Ouro a 25 anos, espera que a Fundap venha com grandes parcerias em relaçao ao trabalhos e eventos voltados ao segmento da capoeira. "Esperamos ainda mais apoio da Fundação e que esse ano possamos juntos realizarmos atividades e projetos sociais como; aulas e rodas de capoeira em diversos locais da cidade".


A Cantora Sarah Viana mais conhecida popurlamente por Sarah Kimberlly disse que suas expectativas são muitas principalmete em relação ao seguimento da musica na cidade."As expectativas são muitas realcionadas ao segmento da música, onde inclui tanto artistas solos como bandas. Primeiramente vamos torcer que a vacina contra o Coronavírus dê tudo certo para que nós músicos voltem a trabalhar tranquilamente, outro questão é que os eventos possam voltar, inclusive o nosso São João de Patos, pois estamoscom saudades desse evento maravilhoso em que todos os anos aquece a cidade economicamente, culturalmente e gera emprego a milhares de pessoas. Esperamos mais editais relacionados ao segmento de áudio visual e produção artística para que possamos mostrar ainda mais nossos trabalhos. Precisamos ainda mais de eventos alternativos como já havia sendo feito pelo própio Marcelo Lima, pois existem diversos segmentos nessa área musical, dar mais oportunidades os nossos talentos, pois tem muita gente boa por aí que precisa de espaço para oferecer algo a Cultura Patoense"'


O artesão Jordan de Medeiros que trabalha com uma arte incrivél chamada "Prego e Linha" destacou a importância desse segmento cultural e falou o que espera da Fundação Cultural em 2021. "Bom, espero que os artistas e ativistas culturais tenham ainda mais visibilidade, que as pessoas vejam a importância de cada segmento da arte e que seja compreendido que a arte é uma forma de expressão, força e liberdade. Espero que a Fundap continue dando suporte para que os artistas tenham a cance de expor suas artes mais ainda e que o público de modo geral tenha chance de aprender sobre a arte, fazê-la e também saber valorizar".


Fonte: Tayram Farias / Night Patos

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem