A Justiça Federal da Paraíba (JFPB) determinou que o Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa priorizem a vacinação de idosos acima de 60 anos, dentro do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.


Essa decisão da Justiça Federal foi emitida para acatar uma petição dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e também do Trabalho, para que haja uma suspensão da vacinação dos profissionais de saúde que não atuam na linha de frente contra a doença, até que seja cumprida a meta de vacinação das pessoas idosas a partir dos 60 anos.


Na prática, a determinação pede a substituição desses profissionais de saúde mencionados, por esse público de idosos a partir dos 60.


Um ponto a ser observado, segundo os órgãos questionadores, é que estaria havendo a imunização de um número bem maior de profissionais de saúde, do que o número de idosos.


Geraldo Medeiros, secretário de Saúde do Estado da Paraíba, disse que em função do quantitativo de doses existentes hoje no Estado da Paraíba e municípios, haverá a partir de agora a contemplação dos idosos a partir de 80 anos. Inclusive, com a nova remessa da Coronavac que deverá chegar ainda essa semana, essa população de 80 a 89 anos será imunizada em todo o estado.


“É preciso que fique bem claro que, a partir de ontem, não há determinação de vacinar profissionais de saúde e qualquer outro tipo de profissional, e a prioridade a partir dessa liminar é vacinar os idosos em sentido decrescente, até 60 anos de idade”, explicou. 


Ainda sobre o tema, o secretário Geraldo Medeiros informou que a população deve aguardar a notícia de quando cada faixa etária será contemplada, e que essa informação será anunciada a partir do momento que os lotes das vacinas estiverem em solo paraibano, bem como a distribuição das mesmas seja efetuada com os municípios. 


Vale ressaltar que essa decisão vale para as próximas doses que a Prefeitura de João Pessoa e o Estado da Paraíba vão receber. Ou seja, não vale para as que já estão sendo aplicadas atualmente. 


A multa para o descumprimento é de 10 mil reais por dia.


Patos.ComNotícias

- Informações da TV Correio e do secretário de Saúde da PB, Geraldo Medeiros.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem