A Paraíba viveu grandes batalhas na política do estado. Houve época em que a cor da roupa, do cabelo ou de algum utensílio usado era sinônimo do partido que você seguia. 

Como não lembrar dos grandes embates entre o amarelo de Cássio Cunha Lima e o vermelho de José Maranhão? Batalhas como essas nos faz recordar o mar de seguidores que o nosso Zé conseguiu. De Cabedelo a Conceição do Piancó, a cor cobria o estado. 

Com campanhas diferenciadas, Maranhão sempre teve seu marketing a frente dos demais. De grandes jingles a emboladas, a Paraíba vestia e cantava Zé, com campanhas lindas e, principalmente, limpas, e também com vários codinomes, como por exemplo: “Zé das Águas”, “Zé do Povo”, Zé mestre de obras”. 

Esse carinho era retratado nas canções de campanha. Os jingles traziam em seus refrãos aquilo que Zé representava para o estado e o que ele havia realizado. “Zé tem obra em todo lugar”, diziam as canções eufóricas, como forma de mostrar quem era o grande político. 

Esse é o Zé que sempre será lembrado por todos os paraibanos, principalmente por ter sua trajetória política marcada por nenhum escândalo de corrupção. 

Hoje a Paraíba tem em seu coração um pouquinho mais avermelhado, por tudo aquilo que o ex-governador sempre representou. 

Escrevo este pequeno artigo como forma de homenagem, pois minha infância foi marcada por seguir e admirar Zé Maranhão. O vermelho na Paraíba está preto. Zé, que sempre voou alto, desta vez faz seu último voou em direção ao descanso eterno.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem