A Prefeitura de Patos por meio do Instituto de Seguridade Social do Município de Patos - PATOSPREV, informa que o Projeto de amortização é um aporte que irá servir para equacionar o déficit atuarial do instituto. O plano segue uma formatação que é do ano de 2020, atende o que determina o Ministério da Economia, e tem como objetivo criar receita, recursos e disponibilidade para o bom funcionamento do PatosPrev.


Segundo o superintendente do PatosPREV, André Guedes, os valores do aporte são reservados e aplicados obrigatoriamente no período de 5 anos.


"Os Valores do aporte do déficit atuarial são reservados, aplicados de forma obrigatória durante 05 anos, está reserva não pode ser resgatada para pagamentos de benefícios correntes. Os benefícios corretes são garantidos com a alíquota normal patronal mais a alíquota do servidor".


André Guedes disse ainda que: "Hoje a reserva do PatosPrev é em relação ao aporte do déficit atuarial, recuperação de compensação previdenciária, bem como de sobra dos repasses que a prefeitura tem feito em relação a patronal e dos servidores que estão rigorosamente em dia".


André também ressaltou que o projeto é um replanejamento para que seja garantido a sua viabilidade, pois todo ano é feito um estudo atuarial que mostra a viabilidade do Instituto de Seguridade Social do Município de Patos-PatosPREV. 


O último estudo realizado aconteceu no ano de 2014, e que este estudo não é mais suportado pelo município, portanto ao se fazer a avaliação atuarial de 2020 foi verificado que a viabilidade no ritmo que ia estava inviável, pois não adianta aplicar medidas que não possam ser cumpridas como vinham acontecendo em anos anteriores.


O superintendente do PatosPREV também destacou que: "O PatosPrev está aberto, funciona com 02 conselhos o deliberativo e o fiscal, bem como o seu comitê de investimentos. Todos com representação dos servidores, ativos e inativos.


Por fim André Guedes enfatizou: "Nunca na história do PatosPrev existiu reservas significativas, um plano, um estudo de viabilidade, e um comprometimento da administração em planejar o PatosPrev como existe hoje na nossa cidade, tanto que temos resultados mais do que positivos”.


Coordecom ...http://patos.pb.gov.br/noticias/projeto-de-amortizacao-a11600.html

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem