A Paraíba registrou no mês de março uma redução de 11% na internação hospitalar de idosos acima de 60 anos, comparado com o mês de janeiro de 2020, quando iniciou a vacinação contra covid-19. Os dados são do Centro Estadual de Regulação Hospitalar para Covid-19 da Paraíba e demonstram também a queda de 12% na internação de idosos acima de 80 anos e um aumento de 8% nos adultos entre 40 e 59 anos. 

 
O  secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, atribuiu a queda nas internações ao sucesso da vacinação. São 414.385 pessoas acima de 60 anos já vacinadas. A redução é ainda mais sensível na faixa etária acima de 80 anos. Beltrammi explica que  os idosos acima de 80 “reúnem  maior tempo de exposição vacinal (iniciada em janeiro de 2021) com  maior participação de segundas doses aplicadas, o que garante uma proteção maior”, além disso, o secretário relembra que as “medidas de segurança e proteção sanitária empregadas no mês de março de 2021 promoveram maior atenção e mobilização social, principalmente entre pessoas mais vulneráveis e seus familiares e cuidadores, como no caso dos idosos acima de 80 anos” 
 
Já para o grupo entre 40 e 59 anos, Beltrammi explica o crescimento: “é o grupo etário com maior exposição ao vírus por maior predisposição a assumir comportamentos de risco, como abandono do uso de máscaras e aglomerações em atividades de lazer dentro e fora de casa”. 
 
De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, adultos abaixo de 60 anos só serão contemplados aqueles com comorbidade ou os que exercem atividades de maior risco epidemiológico. “Para a população adulta, as medidas não farmacológicas como o uso de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento social, são essenciais para redução da circulação do vírus”, concluiu o secretário.


Fonte83

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem