De forma pioneira e inovadora, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, incluiu na grade curricular das escolas da Rede Municipal de Ensino a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As aulas acontecem de forma remota e são direcionadas para alunos de 1º a 9º ano do ensino fundamental.

 

Inicialmente as aulas estão sendo ministradas para os alunos da EMEF Aristides Hamad Timene, e através de vídeos explicativos e atividades interativas, a professora Semônica Silva, transmite conhecimentos e ensina libras para os alunos da unidade.
 

“Nas atividades interativas, os próprios alunos também gravam seus vídeos sinalizando em libras o que aprenderam, e também recebem atividades impressas para fixar ainda mais o aprendizado dos conteúdos ministrados. Nas aulas remotas também trazemos vídeos que retratam a realidade da vida da pessoa surda e as dificuldades encontradas em um contexto social de uma sociedade majoritária ouvinte. Fazemos isso para que haja uma maior sensibilização e para que desenvolvam o sentimento de empatia para o aprendizado,” destacou a professora responsável pela disciplina no município.
 

A iniciativa representa uma importante conquista para a educação inclusiva no município, considerando que este é um momento em que a educação especial no município de Patos ultrapassa os limites das Salas de AEE e do Centro Irmã Benigna, e passa a alcançar todo alunado do ensino fundamental, com o objetivo de sensibilizar e ensinar a importância do respeito e disseminação da linguagem da comunidade surda.
 

“Os alunos têm recebido com muito entusiasmo o aprendizado dessa nova língua, o que nos faz reconhecer a assertividade dessa ação da prefeitura e da secretaria de educação em começar o ensino e colocar nesse contexto uma professora concursada para esta finalidade. O ensino dessa língua significa uma grande vitória para a comunidade surda, cidadãos brasileiros que cotidianamente lutam para que seus direitos linguísticos sejam respeitados,” destacou a profissional que há 18 anos atua como professora de Língua Brasileira de Sinais.
 

Para Semônica, esse é apenas o começo de um grande projeto que se estenderá para mais escolas, e também de várias outras iniciativas voltadas para a comunidade surda e alunos da Rede Municipal de Ensino.
 

“Queremos uma Patos mais inclusiva, humana e que garanta o direito de todos, e a educação é a mola mestra para que desenvolvamos esses sentimentos e responsabilidades sociais aos nossos alunos. Esse projeto é o começo de um sonho que há muito como professora e conhecedora das dificuldades, potencialidades e direitos das pessoas surdas temos sonhado e agora estamos começando a vivenciá-lo efetivamente aqui em Patos e isso muito nos alegra. Toda essa iniciativa só demonstra o quanto a prefeitura e a secretaria de educação se preocupam com vidas humanas,” finalizou a educadora.


PROFESSORA DE LIBRAS DO MUNICÍPIO - SEMÔNICA SILVA


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem