Em sessão na última quinta-feira (8), na Câmara Municipal de Patos o vereador Italo Gomes (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei que concede título de cidadão de Patos aos irmãos Pereira Paulo e Genaldo, “pelos relevantes serviços prestado a cultura patoense através da cantoria de viola. O mesmo passará por primeira e segunda votação.

Os Poetas Irmãos Pereira Paulo e Genaldo, a dupla que atua profissionalmente desde o ano de 1995, ambos nascidos em Mauriti (CE), são os 3° e 4° filhos do casal Manoel Ramos Leite e Maria Silene Pereira Leite, de uma família de 11 irmãos, com mais dois atuando como repentistas, tendo também mais irmãos em outros segmentos da arte. Desde então, gravaram dois CDs de estúdio na modalidade de cultura popular do repente, como também inúmeras participações em festivais e cantorias, em várias localidades do Brasil, predominando a região Nordeste.

Em Patos, a história da dupla começa efetivamente no ano de 2004, ou seja, há 17 anos, mais precisamente no dia 11/10/2004, quando vieram assumir o referido programa, a convite da dupla então de repentistas, Os Nonatos. Ambos vieram de total mudança para a Morada do Sol, com suas respectivas famílias. O poeta Paulo Pereira trouxe consigo sua esposa Maria das Graças, mais conhecida como Fabiana Quental e dois filhos, Obede ( 24 anos, cantor, compositor, toca violão e é formado em Letras – Língua Inglesa) e Omero (17 anos), em 2003 nasceu o último filho Oséias (9 anos). Já Genaldo Pereira, trouxe consigo a esposa Sônia Maria e a filha Dálethe (17 anos) hoje atua na arte, é cantora e estudante de Psicologia e em 2012, nasce o fiho mais novo, Genaldo FIlho.

A dupla de repentista assumiu o conceituado Programa Poesia e Violas com determinação e hombridade que a respeitada emissora exige, contando com apoio de admiradores da cultura do repente, da qual eles fazem parte. A partir dessa aceitação, os Irmãos Pereira têm em sua responsabilidade uma cantoria mensal, intitulada de “Projeto A Quinta-Feira do Verso”, o qual vem com cantorias mensais initerruptas desde seu início em Maio/2012, trazendo a cada mês uma dupla de repentista para engrandecer a arte e a cultura local, gerando assim um intercâmbio entre profissionais. Conta com apoio de Amigos da Cantoria Assim como todo o mundo, a dupla também soreu abalos com a pandemia, pois sem ventos, sem ganhos. Apesar dos pesares e das dificuldades, conseguiram realizar lives para manter o Projeto A Quinta-Feira do Verso.

Genaldo falou da importância em receber essa honraria que reflete o reconhecimento pelo trabalho da dupla a frente da arte do improsivo na cidade de Patos

“Estou me sentindo lisonjeado e feliz pelo reconhecimento do trabalho da nossa dupla Irmãos Pereira Paulo e Genaldo frente a cantoria de viola”

Fonte: Tayram Farias

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem