A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na manhã desta quinta-feira (19), uma formação intersetorial da plataforma Busca Ativa Escolar. Estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e gestores escolares das unidades da Área Belo Horizonte.

 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios. O objetivo é reunir dados concretos com relação às evasões para que seja possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a minimização dessa problemática.

 

“O Busca Ativa vem como uma forma de evitar o processo de evasão escolar, bem como inserir essas crianças e adolescentes, que não estejam tendo acesso por alguma dificuldade seja ela qual for. Esse encontro é importante, pois a intersetorialidade surge a partir da perspectiva de união desses setores, para que possam viabilizar condições para que essas crianças retornem, ou seja, inseridas na escola, considerando as dificuldades que elas vêm enfrentando,” comentou o coordenador operacional do Busca Ativa do município, Josoaldo Soares.

 

Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua rematrícula e sua permanência na escola.

 

“Mesmo durante a pandemia, nós precisamos manter o aluno na escola, garantir esse direito. E o Busca Ativa tem essas estratégias de encontrar os alunos que estão fora do processo de educação, para inseri-los de volta. E para que esse processo aconteça efetivamente é preciso que a gente junte os setores,” disse a secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro.

 

Durante a formação foi apresentado como fazer o preenchimento da Ficha FICAI (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente). A ficha é um controle da infrequência, indisciplina e infrações de crianças e adolescentes, e é utilizada como ferramenta de comunicação entre escolas, Conselho Tutelar e Ministério Público.


A formação segue na próxima semana com os gestores das Áreas Frei Damião e São Sebastião, na quarta-feira (25), e Área Jatobá, na quinta-feira (26).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem