A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta segunda-feira, 16, reunião com o Comitê Estratégico de Assistência à população Indígena Warao, com o objetivo de propor ações e políticas públicas de apoio à esta população oriunda da Venezuela, que estão nas ruas de Patos em situação de risco.


A reunião ocorreu com representantes da sociedade civil organizada, representantes do CREAS, CRAS; a Secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, Ação Diocesana de Patos, Associação de Moradores, e, Conselho Tutelar Norte, Igreja Congregacional de Patos, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.


De acordo com a coordenadora do CREAS, Marcíllia Poncyana Félix, este segundo encontro do comitê foi a oportunidade de estreitar ainda mais os laços entre as entidades, como também foram construídos um plano de ação e fichas de identificação das famílias que se encontram no município, os quais irão auxiliar a equipe no acompanhamento e nos novos atendimentos de famílias de povos Warao que continuam chegando à cidade.


Marcíllia, explicou que esta é a segunda reunião que é realizada pelo comitê, mas que os trabalhos junto à tribo Warao continuaram efetivamente.


“Essas ações ainda são de caráter emergencial. Temos a preocupação com moradia, alimentação e com questões de saúde, então a equipe de abordagem juntamente com a equipe técnica do CRAS têm visitado essas famílias periodicamente para a entrega de alimentos, para a organização de documentos”, finalizou.

Coordecom


Marcíllia Poncyana Félix - Coordenadora do CREAS 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem