Com o constante crescimento do Sistema Único de Saúde e a mudança na complexidade dos atendimentos da rede pública, a importância de uma gestão efetiva sobre os recursos, bem como a necessidade de um atendimento mais qualificado ao paciente exige de quem atua no setor público a adoção de procedimentos e ferramentas que melhorem, cada vez mais, a prestação de serviços. E foi justamente com esse propósito que o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) foi inserido no projeto ‘Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP)’, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do PROADI-SUS. E dando prosseguimento as ações do projeto, nesta quarta-feira (11), profissionais de vários setores do hospital estão participando do treinamento sobre ‘Ferramenta de Avaliação Hospitalar’ (FAHOSP).

O treinamento tem o objetivo de criar o hábito de fazer auditorias internas nos procedimentos e ações e ainda nos equipamentos para saber se tudo está funcionando como tem que funcionar, seguindo a risca a legislação, normas e procedimentos padrões de cada setor. “Vamos uniformizar padrões de atuação nos serviços para que todos os profissionais daquele determinado setor tenham condições de desenvolver as ações dentro de uma mesma rotina de trabalho”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Ele explica que essa Ferramenta traz requisitos importantes para identificar se o serviço está sendo executado de maneira uniforme em todos os setores da unidade. “Isso repercute na dinâmica da prestação de serviço que tende a melhorrar, dando ainda mais segurança para o paciente, para a instituição, para os funcionários, além de agilizar e melhorar a qualidade do serviço”, complementa o diretor.

Na prática, segundo Francisco, essa ferramenta vai permitir que a unidade identifique com mais propriedade situações de melhorias e otimização de serviço, seja nas relações de trabalho, revisão de equipamentos, processos de trabalho e normas. “Depois do treinamento, os profissionais agora partirão para a avaliação de campo usando essa ferramenta, a fim de averiguar a conformidade ou não conformidade dos procedimentos e identificar os pontos que precisam de melhoria”, reforça Francisco, lembrando que essas melhorias farão parte de um plano de ação a ser elaborado para cada setor do hospital. 

“Essa ferramenta FAHOSP foi desenvolvida para instrumentalizar as equipes de saúde no diagnóstico institucional e na tomada de decisões para melhoria de processos e é isso que começamos a fazer agora com mais propriedade”, finalizou o diretor do Complexo. O próximo passo será a realização de auditorias internas e também pelo pessoal do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


 *#estamosjuntos.*

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem