A Campanha Novembro Azul, realizada todos os anos para conscientizar e mobilizar as pessoas acerca das doenças que acometem homens e suas consequências, chega ao seu final nesta terça-feira (30). Em Patos, a campanha teve grande notoriedade a partir de ações implementadas pelo o médico urologista Dr. Antônio Segundo que fez divulgar amplamente as principais preocupações com a saúde do homem.

De acordo com ele, foi válida a série de ações como lives, palestras, rodas de conversas que atingiram amplamente o público masculino de todas as idades.

Pelo Instagram, ele participou de uma Live com o jornalista Ulisses Neto quando foram debatidos temas importantes como câncer de próstata e outros.

acba251c-fa1e-4a1f-a6eb-9dc4c1c1436a

De acordo com ele, o diagnóstico precoce da doença é essencial e feito por meio do toque retal e da dosagem do PSA no sangue, exames que são solicitados nas USF’s.

As doenças que mais afetam os homens são: infarto agudo do miocárdio, fatores externos (acidentes/violência por arma de fogo ou arma branca), diabetes mellitus, pneumonia e acidente vascular cerebral hemorrágico.

“É importante atentarmos para a quantidade de óbitos por câncer de pênis, que, mesmo sendo poucos em relação a outras causas de morte, é um câncer prevenível com hábitos de higiene íntima e cuidados que podem ser diagnosticados e tratados na infância”, informou Dr. Segundo.

w1quyaad

Ao longo deste mês, várias palestras foram realizadas em diferentes pontos da cidade e sobretudo em unidades básicas de saúde.

A 4° edição da Roda de Conversa sobre a saúde do homem, promovida em parceria com o Guedes Shopping e o urologista Dr. Antônio Segundo, também foi um sucesso à parte desta campanha.

O evento que foi realizado na Livraria Nobel, através de uma live, contou a participação de pessoas influentes por serem formadoras de opinião da sociedade dentro de suas profissões.

WhatsApp Image 2021-11-17 at 07.17.28 (3)

Para Dr. Segundo, foi um momento muito agradável e produtivo quando foram levadas informação de qualidade e de forma interativa, com o intuito de conscientizar sobre o diagnóstico preventivo do câncer de próstata e outras doenças.

Eles tiraram suas dúvidas sobre os temas, mas também tiveram a oportunidade de contar suas experiências.

“Falamos sobre sexualidade, câncer de próstata, impotência sexual, e com a participação do público em geral em casa. Temos essa preocupação de todos os anos fazermos ações envolvendo a saúde dos homens”, disse Dr. Segundo.

Dr Segundo faz lembrar que, mais do que qualquer outro tipo de câncer, o de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

No final, o médico deixou o seu recado em áudio. Escutem:

Portal 40 graus 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem