Maria Nilma Gomes de Sousa, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Patos (ASCAP), falou para a imprensa patoense ainda esta semana e na oportunidade comentou sobre todo o processo burocrático para a extinção do lixão de Patos, que segundo ela já perdura desde o ano de 2014.

Nilma disse que durante todo esse tempo ela conseguiu fundar a associação como forma de se antecipar a esse momento.

“Nós fazemos a coleta seletiva, e os catadores do lixão também têm uma outra associação, que foi aberta pela Secretaria de Meio Ambiente. E eu não estou preocupada com a saída do lixão, mas estou feliz porque quando pega fogo a cidade toda fica prejudicada”, comentou.

Na oportunidade, Nilma fez um apelo à população, ou seja, pediu que as pessoas façam a separação do lixo antes de colocar para que o caminhão recolha.

Essa coleta seletiva é simplesmente separar o lixo que é reciclável (plástico, etc) do lixo que não serve para reciclagem. Fazendo isso, as pessoas estarão contribuindo para que os catadores tenham seus sustentos mesmo com o fim do lixão, tendo em vista que são os próprios catadores que recolhem esse material que serve para reciclagem.

No geral, ela disse que é favorável à extinção do lixão, mas demonstrou preocupação com o rejeito que sobrará do lixo que não serve para reciclagem.
Ouça mais detalhes no áudio que segue.

Matéria por Patosonline.com

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem