O mês de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para chamar a atenção da sociedade quanto ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). E, por isso, foi criada a campanha “abril azul”, voltada para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista. O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E para reforçar a data, a ASPAA, Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região, programou uma série de atividades para acontecer ao longo do mês de abril, aqui na cidade de Patos (PB).

 


Conforme a vice-presidente da ASPAA, Elizangela Torres, dentre as atividades programadas, destacam-se: um piquenique para as famílias autistas, uma atividade de conscientização nos bairros, uma audiência pública na Câmara Municipal e uma caminhada pelas ruas do centro da cidade de Patos, na sexta-feira, dia 1º, que marcará o momento de abertura das ações do “abril azul”.

 

 

“Gostaria de compartilhar com vocês a nossa programação do mês de conscientização do autismo, que começa nesta sexta-feira, dia 1º  de abril às 7h30min da manhã, na praça do CEPA, com a nossa caminhada de conscientização, cujo percurso será até a praça Getúlio Vargas, no centro da cidade; às 18h, do mesmo dia, está marcada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Patos para ampliarmos a discussão, em favor desse tema tão importante; já no sábado, dia 02, nós teremos atividades voltadas à conscientização do autismo nos bairros de nossa cidade; e no domingo, dia 03, haverá um momento de lazer e descontração com a realização de um piquenique para as famílias autistas”, detalhou Elizangela Torres.

 


Diagnóstico e atendimento

A porta de entrada de pacientes com autismo na rede pública de saúde é através das unidades básicas de saúde (UBS). O diagnóstico é feito a partir do relato dos pais e avaliação médica. O autismo é uma síndrome de difícil diagnóstico, por isso, a partir do momento que a família suspeitar, ela será orientada e atendida inicialmente na UBS e depois, encaminhada para o serviço especializado se houver a necessidade e demandas específicas do paciente.

 


Hoje, os pacientes com grau classificado como leve e moderado são atendidos no CER, que é um centro especializado em reabilitação física e também intelectual e por isso é o lugar referência na assistência a crianças com autismo e outras necessidades. As crianças recebem atenção humanizada voltada a saúde mental além de estímulos ao desenvolvimento global como um todo. Já os casos considerados graves e gravíssimos são encaminhados para os CAPSi.

 

 

 

Por: Misael Nóbrega

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem