A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma das instituições de maior credibilidade do Brasil, tendo, no geral, duas finalidades de bastante relevo, sendo uma voltada para a sociedade e outra corporativa. 


A primeira finalidade é “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”. 


A segunda é a de “promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil”. 


Pois bem, para atender a finalidade social a OAB, entre outras coisas, utiliza de Comissões Temáticas, que atuam em proximidade com a sociedade (Associações, Conselhos, Imprensa, Órgãos Públicos etc), sendo uma espécie de “voz da ordem” em temas do dia a dia e em sua área de atuação, sempre com enforque jurídico e em consonância com os princípios que regem a Ordem.


Na Subseção de Patos, as comissões temáticas da OAB exercem atividades bastante proativas e contam com grande reconhecimento social, a exemplo da Comissão de Combate a Violência Contra a Mulher (e do Projeto OAB por elas), a Comissão da Mulher Advogada, a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Defesa dos Direitos dos Deficientes e Autistas.


Já internamente, entre os advogados, a Comissão de Prerrogativas é a de maior evidência, pois defende os direitos dos advogados perante as autoridades.


Quem designa os advogados que irão compor as comissões temáticas é o presidente Fred Igor, que deverá anunciar os nomes nos próximos dias, porém, nos círculos de conversas, alguns nomes são dados como certos em determinadas comissões.


Os nomes dos advogados Rildian Filho, Glauco Pedrogan, Lucas Vasconcelos, Vinícius Campos, Mayra Fernandes, Adelmo Júnior, Osman Xavier, Bruno Mota e Corsino Neto são dados como certos, mas temos que aguardar para confirmar.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem