A educação municipal deu mais um passo rumo à excelência no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos de 1º a 5º ano da Rede Municipal de Ensino. Numa ação pioneira, que tem por objetivo fortalecer a alfabetização na idade certa e melhorar os índices de aprendizagem, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na tarde desta quinta-feira (17) o Programa META Aprender.

 

Dentro de suas diretrizes, o META traz como propostas: a consolidação do aprendizado da alfabetização até os sete anos de idade; a elevação dos indicadores de fluxo escolar, e do percentual de alunos ao nível adequado em língua portuguesa e matemática, de acordo com os parâmetros do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e, por conseguinte, avançar no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
 

A solenidade de lançamento oficial do META contou com a presença de todos os professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal, do prefeito Nabor Wanderley, do vice-prefeito Jacob Souto, da secretária de Educação do município, Adriana carneiro e da coordenadora do Programa Educar Pra Valer, Aparecida Lima.
 

“Hoje foi um dia especial para todos nós, lançamos o Programa META Aprender, um programa que vai revolucionar a educação infantil no nosso município, um programa que vai trabalhar com a alfabetização na idade certa de todas as nossas crianças. É investindo na educação, é reestruturando todo o setor educacional do nosso município, que nós vamos garantir, não só o aprendizado, mas garantir também o futuro para nossas crianças. A Prefeitura de Patos tem esse compromisso e essa responsabilidade em fazer o melhor pelas nossas crianças, e fazer o melhor pelo nosso povo. E quando a gente fala em fazer o melhor para nosso povo, é a gente garantir um futuro digno investindo na educação e dando aos pais a certeza de que nós estamos cuidando bem dos seus filhos,” enfatizou o prefeito Nabor.
 

A iniciativa conta com importantes parcerias com instituições como a Fundação Lemann, que é uma organização sem fins lucrativos que colabora com iniciativas para a educação pública, e com o Programa Educar Pra Valer, que presta cooperação técnica a municípios que queiram empreender mudanças na gestão pública, educacional e pedagógica.
 

“O META Aprender é uma política pública educacional que o município de Patos está aderindo, na verdade já aderiu, pois nós já estamos trabalhando, já estamos nas instituições atuando com nossas equipes de acompanhamento. Esperamos que com esse acompanhamento tenhamos uma melhor prática pedagógica dentro da sala de aula, pois vamos levar propostas pedagógicas e intervenções, e a partir dessas intervenções vamos também fazer reflexões acerca de tudo que está sendo coletado,” destacou a articuladora do META, Jesuíta Guedes.
 

Para que o programa possa funcionar, anteriormente a proposta foi apresentada às 29 escolas que irão recebê-lo, bem como foram aplicadas avaliações diagnósticas com os alunos, para que se possam estabelecer parâmetros no desenvolvimento e na implementação das ações nas escolas, ou seja, detectar em qual nível está aprendizagem do aluno pós-pandemia.
 

“Patos realmente é grande quando o assunto é educação municipal, hoje lançamos oficialmente o programa de alfabetização que recebe o nome de META Aprender, que é um programa que vai tratar sobre a aprendizagem das crianças na idade certa. É muito importante para o nosso município, pois será uma ferramenta que nos auxiliará a corrigir os prejuízos que a pandemia nos deixou no quesito do processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos,” comentou a secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro.
 

A estrutura profissional do Programa META Aprender é formada por 13 professores que desempenham diferentes funções sendo eles divididos em: cinco superintendentes, cinco formadores, um coordenador dos superintendentes, um coordenador dos formadores, e um articulador no município.


 
NABOR WANDERLEY - META APRENDER

 
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO - ADRIANA CARNEIRO - LANÇAMENTO DO META

 
ARTICULADORA DO META - JESUÍTA GUEDES

 
COORDENADORA DO EDUCAR PRA VALER - APARECIDA LIMA


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem