A Fundação Ernani Sátyro oferece, em consonância com o art. 3º, inciso III do seu estatuto, que coloca como uma das suas finalidades a promoção de estudos e conferências que visem a cultura e a pesquisa, a primeira edição do Curso de Escrita Acadêmica com foco na produção de artigos científicos. O curso tem por objetivo fomentar umdebate sobre a importância do planejamento, da estrutura e dos elementos que constituem um projeto de pesquisa, apresentando os caminhos para a divulgação científica de produções acadêmicas em universidades do Brasil e do exterior, incentivando o intercâmbio de ideias, trabalhos e propostas referentes as centenas de pesquisas desenvolvidas em nossa região.

 

O curso é direcionado a professores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, produtores culturais e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre a escrita e a divulgação científica, com certificado emitido no final do curso pela Fundação Ernani Sátyro. O aluno poderá escolher participar tanto de maneira presencial como remotamente. O curso presencial ocorrerá no auditório da Fundação Ernani Sátyro, localizado no Centro Histórico de Patos.

 

Irão participar da formação professores e pesquisadores que atuam no Brasil e no exteriorsão eles: Prof. Dr. Jair Moises (Professor da UFCG)Profa. Dra. Daniela Medeiros (Doutora em Educação pela UFPB – Profa. da Rede Municipal de Ensino),Prof. Dr. André Gomes Alves (UFCG/UNIFIP)Prof. Me. Delzymar Dias (Professor EB/ES – Mestrado UFCG)Jefferson Felipe (Doutorando - Universidade de Coimbra - Portugal)Giovanna Formiga (Doutoranda - Université Paul Sabatie - França)Nádia Farias (Profa. IFRN / Doutoranda UFPB) e a Profa. Me. Vanessa Érica(UFCG/UNIFIP) 

 

O Curso será ministrado em 04 momentos, sempre aos sábados, na parte da tarde, seguindo a programação abaixo:

 

07 DE MAIO – SÁBADO – 14:00 ÀS 17:00

TEMA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

 

• Prof. Dr. Jair Moises (Professor da UFCG)
• Profa. Dra. Daniela Medeiros (Doutora em Educação pela UFPB – Profa. Da Rede Municipal de Ensino)
• Prof. Me. Delzymar Dias (Professor EB/ES – Mestrado UFCG)


Realização de uma mesa-redonda sobre a produção científica na atualidade, levando em consideração aspectos como Publicações e Qualis, Ingresso em Pós-Graduações na região, TCC, Dissertação e Tese, além de uma análise com as perspectivas para quem deseja seguir carreira acadêmica no Brasil.  

 

14 DE MAIO – SÁBADO – 14:00 ÀS 16:00

TEMA: O PROJETO DE PESQUISA

 

• Prof. Dr. André Gomes Alves (UFCG/UNIFIP)

 

Você vai aprender a estruturar o seu projeto de pesquisa, com um passo a passo para iniciar, desenvolver e concluir o trabalho, levando em consideração o planejamento, a estrutura e os elementos que constituem um bom projeto. 

 

21 DE MAIO – SÁBADO - 14:00 ÀS 17:00

TEMA: PRODUÇÃO ACADÊMICA, PUBLICAÇÕES E INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

 

• Jefferson Felipe (Doutorando em Portugal - Universidade de Coimbra)
• Giovanna Formiga (Doutoranda em França - Université Paul Sabatie)
• Nádia Farias (Profa. IFRN / Doutoranda UFPB / Diversas publicações no Brasil e no Exterior)

 

Conversaremos aqui sobre Produção Acadêmica, Publicações e Intercâmbios Internacionais. A ideia é ensinar os caminhos para publicações internacionais, assim como mostrar como as universidades europeias estão recebendo brasileiros para pós-graduações e cursos diversos. Essa parte do curso será ministrada por dois pesquisadores que estudam na Universidade de Coimbra (Portugal) e na Université Paul Sabatier (França) e uma pesquisadora patoense que conseguiu publicar trabalhos em obras acadêmicas de Universidades Africanas.

 

28 DE MAIO – SÁBADO - 13:30 ÀS 17:00

TEMA: CONSTRUINDO UM ARTIGO CIENTÍFICO

 

• Profa. Me. Vanessa Érica (UFCG/UNIFIP)

 

A produção de um artigo científico deve obedecer às regras e procedimentos próprios da técnica relacionada à escrita científica. Um artigo bem sistematizado permite que esse conhecimento contribua para o avanço de sua pesquisa, gerando bons resultados para você e para a sociedade. Você vai aprender como produzir um artigo bem estruturado e com todos os elementos necessários a publicação em revistas e eventos, começando pela escolha do tema, passando pela importância de usar a metodologia adequada e chegando à conclusão com os resultados obtidos. 

 

Faça sua inscrição totalmente gratuita através do link:

 

https://www.sympla.com.br/curso-de-escrita-academica__1559790

 

 

Você também pode acessar a página do evento usando o QR CODE abaixo:

 

 

 

Dúvidas ou Maiores Informações? 

Entre em contato conosco através do WhatsApp:

 

(83) 9.9958-7217

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem