O município de Patos deu, na manhã desta quarta-feira (27), mais um passo em direção à ampliação da inclusão educacional. Numa ação pioneira no estado da Paraíba, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDi). Que visa garantir atenção integral à criança com transtornos específicos da aprendizagem, que esteja matriculada na Rede Municipal de Ensino.


A unidade que funciona em um dos anexos do Centro de Formação Marlene César, também conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, traz através de sua equipe multiprofissional atendimentos de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, educação física e odontologia, que irão suprir as demandas de assistência aos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e demais transtornos específicos da aprendizagem, a exemplo da dislexia e da discalculia.


“Hoje é mais um dia especial, mais um dia importante para educação, mais um investimento que nós estamos fazendo. Estamos transformando a vida das pessoas e garantindo o futuro. Lançamos hoje o Núcleo de Desenvolvimento Infantil, que é verdadeiramente a inclusão. Aqui nós vamos cuidar das crianças que têm transtornos de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino,” comentou o prefeito Nabor.

 

Agora, além de garantir uma educação inclusiva de qualidade com as Salas de Atendimento Especializado (AEE) nas escolas, e com os profissionais de apoio escolar, a Educação Municipal atenderá de forma integrada as necessidades de seu aluno, através dos atendimentos especializados desenvolvidos no NDi.


“Hoje tivemos a honra de inaugurar o NDi, que de forma especializada será mais um suporte para a inclusão no nosso município. Estamos orgulhosos deste momento tão significativo,” disse a secretária de Educação, Adriana Carneiro.

 

Com a implantação do Núcleo serão possíveis avaliações e intervenções psicoterapêuticas e psicopedagógicas personalizadas com o foco no desenvolvimento da aprendizagem e na melhoria da qualidade de vida do aluno.

 

“Este é um trabalho de muita responsabilidade. Aqui no NDi nós receberemos crianças com TDAH e demais transtornos específicos da aprendizagem para assisti-las juntamente com Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Ofertaremos um atendimento multiprofissional que realmente fará a diferença neste serviço, estamos muito felizes,” comentou a coordenadora do NDi, Sônia Medeiros.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem