“Não queirais julgar antes do tempo.” - 1Co 4,5a

De acordo com pesquisas recentes cerca de 80% dos brasileiros se dizem cristãos, ou seja, buscam, ou deveriam buscar, seguir os ensinamentos de Jesus e seus apóstolos.

 

Dentre os ensinamentos da doutrina cristã há significativa importância aqueles que prescrevem o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como assim mesmo. Aliás, para além disso, um dos últimos mandamentos de Jesus é que os seguidores amem o próximo como Ele (Jesus) os amou - e isso quer dizer um Amor compreensivo, caridoso e misericordioso.

 

No entanto, não é bem assim no dia a dia, principalmente quando estamos diante de pessoas investigadas e/ou acusadas do cometimento de um crime.

 

Quando nos deparamos com a notícia do cometimento de um delito e de que alguém está sendo acusado de tê-lo cometido já começa a formar-se uma opinião em desfavor da pessoa investigada, antes mesmo de ouvir-se a versão dos fatos daquela pessoa sobre o que lhe é imputado.

 

Na prática, há um julgamento sumário; existe uma condenação antecipada, que, muitas das vezes, se encontra equivocada.

 

Exemplos recentes são os casos de “Neymar” e “Johnny Depp”, que inicialmente foram acusados e massacrados, mas depois vimos a verdade brotar.

 

Pois bem, a Bíblia diz aos cristãos “Não queirais julgar antes do tempo” (1Co 4,5a) e em outra passagem “Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra” (Jo 8,11). A paciência é uma virtude! A paciência é fruto do Espírito Santo!

 

José Corsino Peixôto Neto

Advogado Criminalista (OAB/PB n. 12.963)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem